DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE ESCRITA E PRODUÇÃO ARTÍSTICA, ORAL E REFLEXIVA MEDIANTE OS GÊNEROS CRÔNICA, MEMÓRIA E NOTÍCIA

Palavras-chave: Língua Portuguesa, Gêneros. Crônica. Memória. Notícia.

Resumo

O artigo tem como objetivo descrever as práticas docentes realizadas pela equipe PIBID de Letras Português da Universidade Federal do Tocantins- UFT e demonstrar os desafios contidos na vivência da prática docente em um colégio da rede pública estadual da cidade de Porto Nacional. O relato é baseado nos Parâmetros Curriculares Nacionais na disciplina de língua portuguesa, destacando a importância da diversidade de gêneros textuais no ensino, portanto a escolha do projeto é focada em trabalhar a temática por meio dos gêneros crônica, memória e noticia aplicado em na série do 6° 8° e 9° do ensino fundamental. Foram apresentados os desafios dentro de sala de aula e para o acesso a recursos tecnológicos, que auxiliariam na produção dos materiais. Por fim, fez-se uma reflexão sobre a experiência em sala de aula, e como os desafios proporcionam um crescimento ético e profissional aos licenciandos participantes do PIBID de Língua Portuguesa.

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Biografia do Autor

Elzilene Rodrigues dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Licencianda em Letras Português pela Universidade Federal do Tocantins – UFT Câmpus de Porto Nacional. Bolsista Pibid no período 2018/2019. 

Adriana Capuchinho, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Estudos Linguísticos e Literários em Língua inglesa (DLM/USP), mestre em Antropologia Social (DA/USP). Graduada em Letras Inglês e Português e em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP). Docente do curso de Letras - Língua inglesa na UFT-CPN e do PPG Letras UFT-CPN. Coordenadora do PIBID Letras UFT-CPN 2018-2020. 

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Publicado
2020-12-15
Seção
Artigos