DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE ESCRITA E PRODUÇÃO ARTÍSTICA, ORAL E REFLEXIVA MEDIANTE OS GÊNEROS CRÔNICA, MEMÓRIA E NOTÍCIA
Resumo
O artigo tem como objetivo descrever as práticas docentes realizadas pela equipe PIBID de Letras Português da Universidade Federal do Tocantins- UFT e demonstrar os desafios contidos na vivência da prática docente em um colégio da rede pública estadual da cidade de Porto Nacional. O relato é baseado nos Parâmetros Curriculares Nacionais na disciplina de língua portuguesa, destacando a importância da diversidade de gêneros textuais no ensino, portanto a escolha do projeto é focada em trabalhar a temática por meio dos gêneros crônica, memória e noticia aplicado em na série do 6° 8° e 9° do ensino fundamental. Foram apresentados os desafios dentro de sala de aula e para o acesso a recursos tecnológicos, que auxiliariam na produção dos materiais. Por fim, fez-se uma reflexão sobre a experiência em sala de aula, e como os desafios proporcionam um crescimento ético e profissional aos licenciandos participantes do PIBID de Língua Portuguesa.
Downloads
Referências
BARROS, E. M. D. Aproximações entre o funcionamento da Metodologia das Sequências Didáticas e o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal. Calidoscópio, São Leopoldo, v. 11, n. 1, p. 76-89, jan./abr. 2013. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão final. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: Acesso em 10 de abril de 2020.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CERVO, A. L. BERVIAN, P. A. Metodologia científica. 5.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2012.
DOLZ, J. Pluralidade dos gêneros e singularidades do texto: tensões constitutivas da didática das línguas. Linha D’Água, 2004 28(2), 5-25.
DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michele; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard.; DOLZ, Joaquim. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. [Tradução e organização: Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro]. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2004.
FUZA, A. F.; OHUSCHI, M. C. G.; MENEGASSI, R. J. Concepções de linguagem e o ensino da leitura em língua materna. Linguagem & Ensino, Pelotas, v.14, n.2, p. 479-501, jul./dez. 2011
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 184p.
MACHADO, Anna Rachel; CRISTOVÃO, Vera Lúcia L. A construção de modelos didáticos de gêneros: aportes e questionamentos para o ensino de gêneros. In: ABREU-TARDELLI, L.S: CRISTOVÃO, Vera Lúcia L. (Orgs.) Linguagem e educação: o ensino e a aprendizagem de gêneros textuais. Campinas: Mercado de Letras, 2009, p. 123-151
MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Angela P.; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Org.) Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2011. p. 19-36
MARTINS; Dênis Pereira. O gênero textual crônica como instrumento de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE LETRAS, 7., FACCAR, 2014, Rolândia (PR). Anais... Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uenp_port_artigo_regiane_dos_santos_vieira.pdf Acesso em: 10 abr 2020.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
MORAIS, Artur G. de; ALBUQUERQUE, Eliana B. C. de; LEAL, Telma F. Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. Belo Horizonte: Autêntica, 2014
RODRIGUES, Edivaldo. Ana Rodrigues: um exemplo de vida entre dores, flores e sabores. Goiânia: Pintrest, 2011
SCHNEUWLY, B., DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. 278 p. (Tradução e organização: Roxane Rojo; Glaís Sales Cordeiro)
SCHNEUWLY, B. Gêneros e tipos de discurso: considerações psicológicas e ontogenéticas. In: SCHNEUWLY, B. & DOLZ, J. et al. In: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004, p. 21-39.
SCHNEUWLY, B. & DOLZ, J. Os gêneros escolares – das práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: SCHNEUWLY, B. & DOLZ, J. et al. Gêneros orais e escritos na escola, Campinas: Mercado de Letras, 2004, p. 71-91.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 4ª Ed., Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010
VILLAS BOAS, B. M. F. et al. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. 7ª. ed. Campinas: Papirus, 2012