EDUCAÇÃO MÉDICA: PJTC - UMA ESCOLHA NA VIDA ACADÊMICA E AS REFLEXÕES DO IMPACTO DA COVID -19 NA FORMAÇÃO MÉDICA
Resumo
Objetivo: Relatar a experiência em medicina paliativa dos acadêmicos integrantes do Programa Jovens Talentos da Ciência (PJTC) e refletir sobre o impacto, na formação médica, do fechamento das Universidades em todo o mundo; em decorrência da Pandemia da COVID-19. Métodos: Relato de experiência e registro em diário de campo de visitas domiciliares, visitas hospitalares, roda de conversa, palestras e seminário. Resultados: Foram realizadas vinte visitas ao Hospital da Criança, cinco workshops, doze visitas domiciliares e um seminário. Conclusões: O fator diferenciador da experiência no programa PJTC foi a observação da existência de um lado de uma maior facilidade de comunicação das acadêmicas com os pacientes e do outro lado a satisfação por parte dos pacientes em relação aos cuidados prestados pelas acadêmicas. A atual pandemia de Covid-19 não apenas restringiu massivamente a normalidade da vida, mas está tendo um efeito significativo no ensino universitário. Espera-se um impacto negativo, da solidão, da dor e do sofrimento psicológico na educação.
Downloads
Referências
ALVES A. A humanização e a formação médica na perspectiva dos estudantes de medicina da UFRN – Natal-RN – Brasil. Revista Brasileira de Educação Médica, v.33, n.4, p.555-561, 2009.
BAYHAM, J et al; Impacto do fechamento de escola para COVD-19 na força de trabalho de cuidados de saúde dos EUA e na mortalidade líquida: um estudo de modelagem. Lancet Saúde Pública, v.5, n.5, p.e271- e278. 2020.
BEDFORD, J et al; COVID-19: para controlar uma pandemia. Lanceta. 2020.
KAFKA AC. Choque, medo e fatalismo: quando o coronavírus pede que as faculdades fechem, os alunos se debatem com a incerteza. https://www.chronicle.com/article/Shock-FearFatalism-As/248240 O Crônico do Ensino Superior. 2020.
KATIRJI L et al; Enfrentando os desafios na obtenção de rotações fora de medicina de emergência e carta de avaliação padronizadas devido à pandemia do COVID-19. West Journal Emergence Medicine, v.21, n.3, p. 538-541. 2020.
KIRKPATRICK, D. The Kirrkpatrick Model, 2005. Disponível em: http://www.kirkpatrickpartenrs.com/model1/. Acesso em 30 maio 2020.
LAU J., et al; O coronavírus tornará a educação on-line viral? [Mar; 2020]. https://www.timeshighereducation.com/features/will-coronavirus-make-online-education-go-viral Times Higher Education. 2020.
LOPES AA. Medicina Baseada em Evidências: a arte de aplicar o conhecimento científico na prática clínica. Revista da Associação Médica Brasileira, v.46, n.3, p. 285-288. 2000.
LUCA GD et al; O impacto do fechamento regular da escola nas epidemias sazonais de influenza: um modelo de transmissão espacial baseado em dados para a Bélgica. BMC Infect Dis. 2018; 18 :29.
MS – Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Documento-base. Brasília, 2006.
NEVES, SAVM et al; Humanização em saúde – Medilhaço iniciando no paliativismo. Revista Movimenta, v.10, n. 1, p. 21-31, 2017.
NEVES, SAVM et al; Estudo sobre o ensino de uma formação médica mais humana. Semina: Ciências Biológicas e da Saúde, v.37, n.2, p.39-46. 2016.
OLIVEIRA, SMC. Educação Médica: a medicina paliativa e a higienização das mãos e o seu papel na pandemia da COVID-19. Revista Humanidades e Inovação, v.7, n.8, p. 587-594. 2020.
OLIVEIRA, SMC. Educação Médica: o ensino de medicina paliativa. Revista Humanidades e Inovação, v.4, n.2, p. 209- 216. 2017.
OLIVEIRA, SMC et al; Cuidados paliativos: Prevalência de fadiga em pacientes pediátricos. Revista da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, v.15, n.4, p.240-245, 2017.
ROGER C. Liberdade de aprender em nossa década. 2ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas; 1986.
WHO – World Health Organization. Definition of palliative care, 2002. Disponível em http://www.who.int/cancer/palliative/definition/en acessado em 30 de maio.
SPURLOCK, DJ. Bolsa de estudos durante uma pandemia: análise de dados secundários. Revista de Educação em Enfermagem, v.59, n.5, p.245-247. 2020.
UNESCO. COVID-19 Ruptura e resposta educacional. [Maio; 2020]; https://en.unesco.org/themes/education-emergencies/coronavirus-school-closures 2020.