PROBLEMATIZAR, PARTICIPAR, PRODUZIR

  • Álamo Pimentel Universidade Federal do Sul da Bahia
Palavras-chave: Educação. Extensão Universitária. Interculturalidade. Metodologias Participativas.

Resumo

As experiências na extensão universitária deflagram processos educativos marcadamente interculturais e pluriepistêmicos. Tais processos são transpassados por práticas coletivas de partilhas dos saberes aqui identificadas pelas ações de problematizar, participar e produzir. O texto destaca a crítica do colonialismo intelectual de Orlando Fals Borda como pressuposto da descolonização dos saberes e fazeres acadêmicos, uma orientação precursora do trabalho participativo na articulação da extensão com o ensino e a pesquisa. As conclusões destacam a composição de redes de práticas de atuação em que as ações de problematizar, participar e produzir emergentes de experiências extensionistas, tornam-se potencialmente transformadoras dos outros modos de produção do conhecimento acadêmico no ensino e na pesquisa.

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Biografia do Autor

Álamo Pimentel , Universidade Federal do Sul da Bahia

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Possui pós-doutorado em sociologia do conhecimento pelo Centro de Estudos Sociais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Foi professor da Universidade Federal da Bahia entre os anos de 2003 e 2013, atuou no I do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas entre os anos de 2013 e 2015 e atualmente é Professor Associado III da Universidade Federal do Sul da Bahia.

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Publicado
2019-12-13
Como Citar
Pimentel , Álamo. (2019). PROBLEMATIZAR, PARTICIPAR, PRODUZIR. Revista Extensão, 3(2), 9-20. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/1805