PROJETO SOLO NA ESCOLA: DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA PEDOLÓGICA, APROXIMANDO A UNIVERSIDADE DA SOCIEDADE

  • Michele Ribeiro Ramos Universidade Estadual do Tocantins
  • Mariany Almeida Montino Universidade Estadual do Tocantins - Unitins
Palavras-chave: educação ambiental. ensino. agricultores

Resumo

O despertar pedológico na educação ambiental teve início na década de 90, com o objetivo de esclarecer as pessoas sobre a conservação e o melhor uso do solo, associando o conhecimento científico ao empírico. No Brasil, os chamados Projetos Solo na Escola, tiveram início no ano de 2003, com o mesmo objetivo. Na Unitins essa iniciativa começou apenas em 2017 durante a Feira Agrotecnológica – AGROTINS. E já na sua segunda edição foi possível perceber a importância do projeto, no que diz respeito à educação ambiental, integração de professores e alunos da rede pública e privada de ensino, na associação dos conhecimentos científicos e empíricos, na satisfação dos agricultores que frequentaram a exposição durante a feira e, sobretudo, na promoção do papel integrador da universidade para com o público rural e urbano. Todos esses resultados demonstram que o projeto tem desenvolvido seu papel como integrador e promotor de educação ambiental.

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Biografia do Autor

Mariany Almeida Montino, Universidade Estadual do Tocantins - Unitins

Doutora, Universidade Estadual do Tocantins.

Referências

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Publicado
2019-03-13
Seção
Relatos de Experiência