HORTICULTURA COMO ATIVIDADE OCUPACIONAL PARA MEMBROS DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO

  • Sara Caroline de Souza Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • Danilo Marcelo Aires dos Santos Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • Michele Ribeiro Ramos Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • João Lucas Ribeiro Alvino Lustosa de Sousa Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
Palavras-chave: Horticultura, Idosos, Convivência, Saúde, Bem-estar .

Resumo

Trabalhos em lares de idosos mostram que o cultivo de hortas os torna mais úteis, prazerosos e comunicativos com visitantes. Além disso, demonstram conhecimento sobre práticas de cultivo, o que melhora a autopercepção da saúde e o humor após as aulas de horticultura. Esse projeto foi realizado em parceria com o Centro de Convivência do Idoso (CCI) da quadra 1002 Sul, em Palmas-TO. Nos encontros semanais (2 a 3 vezes), foram desenvolvidas atividades com acompanhamento de bolsistas e voluntários do curso de Engenharia Agronômica da Unitins, além de professores e coordenadores.Canteiros foram confeccionados, e os idosos demonstraram grande entusiasmo, pois a horta agregava ao cronograma do centro. No entanto, devido à dificuldade de estabelecer um local fixo para os canteiros, causada por obras no CCI, as atividades precisaram ser encerradas. Apesar disso, o projeto proporcionou aprendizado, interação e bem-estar aos idosos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sara Caroline de Souza, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Graduanda em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). 

Danilo Marcelo Aires dos Santos, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Professor/Pesquisador UNITINS.

Michele Ribeiro Ramos, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Atualmente é professora na Universidade Estadual do Tocantins no curso de Engenharia Agronômica e professora Adjunto I Universidade Luterana do Brasil no curso de Agronomia

João Lucas Ribeiro Alvino Lustosa de Sousa, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Produção Vegetal - PPGPV -UFT, como bolsista da CAPES, no Manejo do Solo e da Água. (2025 - 2027); Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual do Tocantins (2024)

Referências

CHAKER, A. M. When Treatment Involves Dirty Fingernails: Research Finds That Horticulture Therapy Lowers Heart Rate, Improves Mood, Lessens Pain, Aiding in Healing Process. Wall Street Journal, New York - NY, p. 1-1. 06 abr. 2010.

ROSA, C. B. C. J. et al. Ufgd forma horta caseira como terapia ocupacional para idosos.Disponível:<http://www.enapet.ufsc.br/anais/UFGD_FORMA_HORTA_CASEIR A_CO MO_TERAPIA_OCUPACIONAL_PARA_IDOSOS.pdf>.
Publicado
2025-08-11
Como Citar
de Souza, S. C., Aires dos Santos, D. M., Ribeiro Ramos, M., & Ribeiro Alvino Lustosa de Sousa, J. L. (2025). HORTICULTURA COMO ATIVIDADE OCUPACIONAL PARA MEMBROS DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO. Revista Extensão, 9(7), 26-30. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10451