OFICINAS DE LETRAMENTO: LEITURA E ESCRITA

  • Élica Oliveira de Jesus Universidade Estadual do Tocnatins (Unitins)
  • Denyse Mota da Silva Faculdade de Ciências do Tocantins (Facit)

Resumen

O projeto de extensão "Oficinas de Letramento: Leitura e Escrita" foi uma proposta para os alunos do 6º ano da Escola Estadual Leônidas Gonçalves Duarte, na cidade de Araguatins-TO, onde foram ofertadas oficinas de letramento, sendo elas: práticas de leitura, interpretação de textos, produções textuais, entre outras atividades que contribuíram no processo formativo dos estudantes. Buscamos promover práticas de leitura e escrita relacionadas ao contexto social, através da realização de oficinas com os alunos que tinham mais dificuldades, estimulando e aprimorando o processo de leitura e escrita. O projeto foi desenvolvido durante o período vespertino com duração de um ano. É importante ressaltar o caráter dialógico da metodologia, uma vez que todas as ações dialogarão de diferentes maneiras, a fim de se atingir maior co-participação possível dos sujeitos envolvidos no projeto, visando resultados mais humanos, criativos, críticos e, evidente, para se alcançar mudanças. Nesse sentido, concluímos que o projeto Oficinas de Letramento: Leitura e Escrita contribuiu para a formação de todos os participantes envolvido no projeto, inclusive para minha formação, visto que o letramento não é uma habilidade isolada ou estática.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Élica Oliveira de Jesus, Universidade Estadual do Tocnatins (Unitins)

Graduanda em Letras pela Universidade Estadual do Tocantins- UNITINS, campus Araguatins-TO, Brasil.

Denyse Mota da Silva, Faculdade de Ciências do Tocantins (Facit)

Doutora e Mestre em Letras e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. Professora da Faculdade de Ciências do Tocantins-Facit. Atualmente tem atuado nas áreas de Leitura, Produção textual, Interpretação, Metodologia Científica e Orientação e Projetos de pesquisa em Letramentos e Gestão Educacional no Ensino Superior.

Citas

MARQUES, I. B. A. S.; KLEIMAN, A. B. Projetos, oficinas e práticas de letramento: leitura e ação social. Revista Com Sertões, [S.l.], v. 7, n. 1, p. 16-34, nov. 2019. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_nlinks&pid=S2176-6681202100020050300027&lng=en. Acesso em: 20 de novembro de 2024.

NÓVOA, Antônio. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, Antônio (Coord.). Os professores e a sua formação. 2. ed. Publicações Dom Quixote, Lda, 1954. cap. 1, p. 15-33.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

Publicado
2025-08-11
Cómo citar
Oliveira de Jesus, Élica, & Mota da Silva, D. (2025). OFICINAS DE LETRAMENTO: LEITURA E ESCRITA. Revista Extensão, 9(5), 7-13. Recuperado a partir de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10283