UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DE MATEMÁTICA COM UM COLÉGIO AGRÍCOLA NO PARANÁ
Resumo
Neste trabalho é relatada a experiência de extensão do Campus Apucarana da Universidade Tecnológica Federal do Paraná com o Colégio Agrícola Manoel Ribas, instituições que estabeleceram uma parceria por meio de um projeto de extensão cujo objetivo é contribuir para o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de matemática por meio de atividades de Matemática conduzidas por discentes de engenharia do projeto, cuja formação social, comunicação e trabalho em equipe também esperava-se impactar positivamente. É relatado o desenho do projeto, que inclui monitorias tradicionais de resolução de exercícios e atividades de matemática baseadas em problemas relevantes da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), em particular problemas da área aǵricola, foco do curso técnico da escola parceira. São apresentados os sucessos e dificuldades na implementação do projeto, além de resultados quantitativos das atividades conduzidas. Conclui-se que o projeto foi bem-sucedido em sua fase inicial de implementação.
Downloads
Referências
BIONDI, Daniela; ALVES, Gabriela Cardozo. A extensão universitária na formação de estudantes do curso de Engenharia Florestal–UFPR. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 26, 2011.
FANTIN, E. Ideb: Paraná assume liderança nacional no Ensino Médio, mas não alcança meta estabelecida. Gazeta do Povo, Curitiba, 2022. Disponível em https://www.gazetadopovo.com.br/parana/ideb-2021-desempenho-pr-melhora-lideranca-nacional-ensino-medio/. Acesso em: 21 ago. 2024.
MORI, L. Até alunos mais ricos no Brasil estão abaixo da média global em Matemática, aponta Pisa. BBC News Brasil, São, Paulo, 2023. Disponível em https://www.bbc.com/portuguese/articles/cv2zx819rg4o. Acesso em: 21 ago. 2024.
PONTES, Ilana Tôrres; CUNHA, Karyna Stefhany Jorge; MONTENEGRO, Nadja Glheuca da Silva Dutra. Aproximação do CT às escolas públicas do entorno do Pici por meio do ensino da topografia. In: XLVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA (COBENGE), 2020. Anais [...]. 2020.
REIS, Ana Queli; NEHRING, Cátia Maria. A contextualização no ensino de matemática: concepções e práticas. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, v. 19, n. 2, 2017.
SANTOS, Keisyani da Silva; MENDES, Enicéia Gonçalves. Ensinar a todos e a cada um em escolas inclusivas: a abordagem do ensino diferenciado. Revista Teias, v. 22, n. 66, 2021.
TRIBUNA DO NORTE. Apucarana define datas para a Exposição Agrícola 2024. Tribuna do Norte, Apucarana, 2024. Disponível em https://tnonline.uol.com.br/noticias/apucarana/apucarana-define-datas-para-a-exposicao-agricola-2024-saiba-mais-868822?d=1. Acesso em: 05 ago. 2024.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Plano de desenvolvimento institucional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná: 2023-2027. Curitiba: EDUTFPR, 2023. E-book. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31899. Acesso em: 21 ago. 2024.