INICIAÇÃO A PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA PARA ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL 2

Palavras-chave: Programação para jovens. Introdução à Robótica. Programação para Ensino Fundamental 2.

Resumo

A robótica e a programação promovem o desenvolvimento de habilidades como resolução de problemas, pensamento crítico e criatividade. O presente trabalho traz um relato de experiência de um curso de introdução a programação e robótica utilizando a plataforma scratch, o kit Lego mindstorm EV3 e programação com kit arduino UNO 3. O curso foi aplicado para jovens com idades entre 11 e 14 anos. A experiência relatada destacou o aumento do interesse deles por áreas de STEM e a evolução na compreensão de robótica e programação. O curso mostrou-se adaptado às necessidades dos alunos e fomentou o interesse em carreiras tecnológicas. A abordagem prática e colaborativa promoveu habilidades sociais e de trabalho em equipe. Para os instrutores, o projeto ofereceu conceitos valiosos sobre práticas pedagógicas e adaptação às necessidades dos alunos. Embora surgissem desafios, como a diversidade do grupo e a complexidade dos projetos foram superadas essas dificuldades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Venteu Raimundo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UFTPR). 

Mauricio Eiji Nakai, Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UFTPR)

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2018). Docente na Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UFTPR).

Rubiane Ganascin Marques, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Possui graduação (2003), mestrado (2005) e Doutorado (2014) em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá. É professora do magistério superior da Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Apucarana do curso de Engenharia Química e mestrado de Engenharia Ambiental (PPGEA AP-LD). 

Referências

DE MEDEIROS, L. F.; WÜNSCH, L. P. Ensino de programação em robótica com Arduino para alunos do ensino fundamental: relato de experiência. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 456 - 480, 2019. DOI: 10.5335/rep.v26i2.8701. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/8701. Acesso em: 15 jul. 2024.

FERNANDES, Manasses; SANTOS, Camila Amorim Moura dos; SOUZA, Edmar Egidio de; FONSECA, Marcos Guimarães. Robótica educacional uma ferramenta para ensino de lógica de programação no ensino fundamental. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24. , 2018, Fortaleza, CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018. p. 315-322. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.315.

ANDRADE, F.; ROCHA JANUÁRIO RAMALHO, N. Uma proposta para o ensino de robótica no Ensino Médio: a transição do kit Lego para o Arduíno. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 27, n. 1, 2024. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/136723. Acesso em: 15 jul. 2024.

LAMAS, R. .; SEABRA, J. . Ferramentas de programação e robótica de baixo custo para melhoria da qualidade no ensino fundamental e médio. Research, Society and Development , [S. l.] , v. 11, n. 10, p. e85111032574, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i10.32574. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/32574. Acesso em: 15 jul. 2024.

ZEDNIK, Herik; TAKINAMI, Olga; BRASIL, Ronald; SALES, Selma Bessa; ARAUJO, Sibere. Contribuições do Software Scratch para Aprendizagem de Crianças com Deficiência Intelectual. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. p. 394-403. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.394.

Silva K., Sanches, E. S. Sanches, I. S., Pierim, N., Odakura, V. Lego Mindstorms EV, Computer on the beach , 2015, Florianópolis, SC. Disponível em:https://periodicos.univali.br/index.php/acotb/issue/view/313 , acesso em 10 de julho de 2024.
Publicado
2025-02-06
Como Citar
Venteu Raimundo, F., Eiji Nakai, M., & Ganascin Marques, R. (2025). INICIAÇÃO A PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA PARA ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL 2. Revista Extensão, 9(2), 62-68. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10243