EXTENSÃO EM AÇÃO: CONSTRUINDO UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM PARCERIA COM UMA EMPRESA DE SERIGRAFIA

Palavras-chave: Planejamento estratégico. Extensão. Pequenas Empresas.

Resumo

No contexto das pequenas empresas a inserção da gestão estratégica ainda é rara. E, um dos fatores que contribuem para a mortalidade das pequenas empresas é a falta de planejamento dos negócios e da capacitação em gestão empresarial. Diante disso, este relato tem como objetivo demonstrar a criação de um planejamento estratégico para uma pequena empresa de serigrafia por meio de um projeto de extensão da UTFPR Campus Apucarana. Utilizou-se ferramentas estratégicas, tais como: análise PESTEL, criação de cenários, análise das cinco forças de Porter, análise VRIO e análise SWOT para a elaboração do planejamento estratégico. A coleta de dados, para posterior análise, se deu por meio de entrevistas abertas realizadas com o proprietário da empresa e dados secundários. Ao final das análises construiu-se, juntamente com a assentimento da empresa, uma estratégia geral de crescimento para os próximos cinco anos da empresa e um plano de ação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emilly Karoline Tonini Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Professora temporária na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) no curso de Engenharia Têxtil. Graduação em Engenharia Têxtil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Apucarana, com conclusão de curso em 2023/1; Mestre em Ciência e Engenharia dos Materiais (UTFPR) - 2024/2.

Nátaly Gabrielly Siqueira Alves, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Graduanda de Engenharia Têxtil na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Apucarana; Atual vice-presidente do Centro Acadêmico de Engenharia Têxtil (CAETX); Participante voluntária do projeto PODTEX.

Vinícius Bonifácio Volante, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Graduando na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). 

Janaina Piana, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Professora adjunta na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Câmpus Apucarana. Possui doutorado em Administração (Gestão da Inovação) pela Fundação Getulio Vargas -FGV/EBAPE, mestrado e graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC. 

Fernanda Cavicchioli Zola, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual do Paraná (2008), especialização em Six Sigma Black Belt pela The University of Akron (2011), especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Estadual de Maringá (2013), mestrado em Engenharia Urbana pela Universidade Estadual de Maringá (2014) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Ponta Grossa (2020). Atualmente é professora na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 

Márcia Cristina Alves, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Professora Associada II do Curso de Engenharia Civil da UTFPR. Doutora em Engenharia de Produção pela UNIMEP/SP. Mestre em Administração pela Universidade Mackenzie/SP. Graduada em Administração pela ESAN/SP. 

Marcelo Capre Dias, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Possui graduação em Administração pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1993), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2007). Docente na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 

Referências

ANDRADE, L. Conheça seu mercado fazendo a análise das 5 forças de Porter. Siteware, 2017. Disponível em: https://www.siteware.com.br/blog/metodologias. Acesso em 21 jun. 2024.
ANSOFF, I. Corporate Strategy. New York: McGraw-Hill, 1965
AZEVEDO, M. C. COSTA, H. G. Métodos para a avaliação da postura estratégica. Caderno de pesquisa em administração. São Paulo, vol. 8, n. 2, 2001.
BARNEY, J. B. Firm resources and sustained competitive advantage. Journal of Management, v. 17, p. 99-120, 1991.
COELHO, J. M.; SOUZA, M. C. A. F. A importância do planejamento estratégico para as empresas de pequeno porte. In: VI Congresso Brasileiro de Custos – São Paulo, SP, Brasil, 1999.
COSTA, C. C. Estratégia de negócios. São Paulo: Saraiva, 2009.
FLORENCIO, J.; SAMPAIO, V. Gestão estratégica em pequenas e micro empresas: uma abordagem gerencial. Revista Caribeña de Ciencias Sociales, 2020.
GONÇALVES, RODRIGO TARDIN FERRAZ et al. O processo de crescimento de uma pequena empresa sem planejamento estratégico: o papel dos gestores intermediários. Revista da Micro e Pequena Empresa, v. 17, n. 2, p. 54-74, 2023.
GUPTA, A. Environmental and pest analysis: an approach to external business environment. Merit Research Journals, v. 1, n. 2, 2013.
IBGE. Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo, 2016. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/multidominio/empreendedorismo/22649-demografia-das-empresas-e-estatisticas-de-empreendedorismo.html?=&t=publicacoes. Acesso em: 01 mar. 2024.
JOHNSON, G.; SCHOLES, K.; WHITTINGTON, R. Fundamentos de estratégia. Porto Alegre: Bookman, 2011.
KOTLER, P.; KELVIN, K. L. Administração de marketing. 12. Ed. São Paulo: Prentice Hall, 2006.
LOHANA, SONIA et al. Performance Analysis of Industry 4.0 and Small and Medium Enterprises (SMEs) for Financial Sustainability Using Strategic Planning. In: 2023 Global Conference on Wireless and Optical Technologies (GCWOT). IEEE, p. 1-9, 2023.
MACHADO, NELSON SANTOS et al. O planejamento estratégico funciona em pequenas e médias empresas? Pesquisa de avaliação em estudo de múltiplos casos. Revista de Gestão e Secretariado, v. 15, n. 6, p. e3892-e3892, 2024.
MULYANINGSIH, MULYANINGSIH et al. The effect of strategic planning on competitive advantages of small and medium enterprises. Management Science Letters, v. 11, p. 411-416, 2023.
OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. São Paulo: Atlas, 2007.
SCHNEIDER, J.; SACCO, H. G.; Estêncil e serigrafia: os usos tradicionais e artísticos da técnica de molde vazado. XVII Seminário de História da Arte, v. 1, p. x, 2019.
YANGAILO, TRYSON. Understanding strategic planning and continuous improvement: The mediation of quality results and education and training. Economia Aziendale Online, v. 14, n. 4, p. 1141-1155, 2023.
WRIGHT, P.; MARK J. K.; PARNELL, J. Administração estratégica: conceitos. 1. Ed. São Paulo: Atlas, 2000.
Publicado
2025-02-06
Como Citar
Tonini Silva, E. K., Siqueira Alves, N. G., Bonifácio Volante, V., Piana, J., Cavicchioli Zola, F., Cristina Alves, M., & Capre Dias, M. (2025). EXTENSÃO EM AÇÃO: CONSTRUINDO UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM PARCERIA COM UMA EMPRESA DE SERIGRAFIA. Revista Extensão, 9(2), 36-45. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/10238