PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR: CONTRIBUIÇÕES E REFLEXÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE INDÍGENA
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo socializar as contribuições que o PIBID trouxe para uma professora em formação na educação básica enquanto bolsista do subprojeto Interdisciplinar da Licenciatura Intercultural da UFRR. As atividades desenvolvidas impulsionaram o olhar docente em construção que, apesar de já está em sala de aula, veio a contribuir com diferentes olhares para minha formação. Sabe-se que um dos objetivos é a inserção dos licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. As atividades desenvolvidas estavam baseadas nas linhas de pensamento de Paulo Freire sobre educar, levando como ponto de partida a linguagem e o diálogo entre bolsista, professores, supervisores e alunos na sua dinâmica que se faz e refaz a partir dessa interação.
Downloads
Referências
BAPTISTA, A.L.S; MOSCARDINI, K.A.A. A importância do PIBID na formação inicial de professores. Pro-Ensino: amostra anual das atividades de ensino da UEL, 2019. Disponível em: < https://anais.uel.br/portal/index.php/proensino/article/view/733/724> Acesso em: 02 mar.2024.
SILVA, A.A.F; OLIVEIRA, G.S; ATAÍDES, F.B. pesquisa-ação: princípios e fundamentos. Revista Prisma, v. 2, n. 1, p. 2-15, 25 dez. 2021. Disponível em:
TRIFF, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005. Disponível em:
FREITAS, M. T. Letramento digital e formação de professores. Educação em Revista, Belo Horizonte. v.26, n.03 p.335-352, 2010. Disponível em:
GATTI, Bernadete A. O professor e a avaliação em sala de aula. Estudos em Avaliação Educacional. n. 27, p. 97 – 114, jan-jun/2003. Disponível em:
Rodrigues, R. H. Linguística aplicada: ensino de língua materna– Florianópolis: LLV/ CCE/UFSC, 2011.
