CRESCIMENTO INICIAL DE PORTA-ENXERTO (LIMÃO CRAVO) SUBMETIDO À EMBEBIÇÃO E PULVERIZAÇÃO FOLIAR COM STIMULATE®
Resumo
Este artigo objetivou avaliar a influência do biorregulador vegetal via embebição de sementes, pulverização foliar no crescimento inicial de plântulas e no desenvolvimento radicular de limão cravo (Citrus limonia Osbeck) sob condições de rizotron. O experimento foi conduzido em casa de vegetação em duas etapas, plantio em sacos plásticos de polietileno preto de 15cm de largura x 20cm de comprimento e em condições de rizotron, na qual foram utilizadas sementes de limão cravo e o biorregulador Stimulate, nas concentrações, 0,0 (controle); 2,5; 5,0; 7,5; 10,0; 12,5; 15,0 mL de Stimulate L-1 de solução aquosa para embebição de sementes durante uma hora. E as concentrações 0,0 (controle); 2,5; 3,75; 5,0; 6,25; 7,5; 8,75 mL de Stimulate L-1, via pulverização foliar no crescimento inicial de plântulas nas duas etapas. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com sete tratamentos e quatro repetições, sendo utilizadas cinco plantas por parcela. Aos 16 dias após a semeadura (DAS) realizou-se o desbaste deixando uma planta por saco e aos 150 DAS, as plantas foram submetidas a sete pulverizações semanais com as soluções de Stimulate. Aos 210 DAS registraram-se: comprimento da raiz; comprimento de caule; número de folhas; massa seca de raiz; massa seca de folha; massa seca de caule e massa seca total das plantas e área foliar. Em condições de rizotron fez-se o desbaste aos 16 DAS deixando uma planta por rizotron, registrando-se as variáveis aos 82 DAS, velocidade de crescimento da raiz principal, comprimento total das raízes e taxa de crescimento diário da raiz. A pré-embebição das sementes de limão cravo com o biorregulador em condições de rizotron demonstrou um aumento no comprimento total da raiz e da taxa de comprimento diário da raiz principal. O Stimulate via pulverização foliar, aumentou significativamente o número de folhas, o comprimento da haste e o comprimento total, o incremento na massa seca de folha e a área foliar das plantas de limão cravo.

Copyright (c) 2019 AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais
Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um formulário de " licença exclusiva” que permitirá a divulgação do artigo na forma de acesso aberto. Para podermos fazer o trabalho de publicação e divulgação do artigo de pesquisa precisamos dos direitos para publicação. Para artigos de acesso aberto, usamos um acordo exclusivo de licenciamento em que os autores mantêm os direitos autorais em/de seu artigo.
Neste acordo os autores mantêm direitos sobre:
-Patentes e outros direitos de propriedade intelectual no artigo
-O direito de crédito para o trabalho publicado
Política de Acesso
Os artigos pulicados nesta revista são de acesso aberto, devem ser compartilhados livremente desde que a fonte e seus autores sejam citados de maneira adequada, visando à preservação dos direitos autorais e propriedade intelectual. Os trabalhos publicados na revista serão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND), permitindo o compartilhamento do artigo com reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.