ESCARIFICAÇÃO ÁCIDA NA SUPERAÇÃO DE DORMÊNCIA DE Enterolobium schomburgkii
Resumo
A espécie Enterolobium schomburgkii (Benth.) conhecida popularmente como orelha-de-macaco é nativa da Amazônia e possui potencial madeireiro, aptidão a associação com bactérias fixadoras de nitrogênio, além de produzir abundante quantidade de sementes. Porém, possui dormência exógena à água quando condicionadas por longos períodos. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do ácido sulfúrico em diferentes períodos de imersão das sementes na superação de dormência e no crescimento inicial em plântulas de E. schomburgkii. A determinação da porcentagem de germinação, tempo médio de germinação e índice de velocidade de germinação foi realizada em viveiro. Utilizou-se delineamento inteiramente casualizado composto por seis tratamentos (períodos de imersão em ácido sulfúrico: 0, 2, 5,
10, 15 e 20 minutos), com cinco repetições em parcelas lineares com seis sacos contendo três sementes, compondo 90 sementes por tratamento. Aos sessenta e cinco dias após a semeadura avaliou-se altura da parte aérea, comprimento de raiz, diâmetro do colo e massa seca das plântulas. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância e regressão para as variáveis significativas. Os tratamentos de imersão em ácido sulfúrico por 12 a 13 minutos proporcionam maiores resultados de germinação e vigor das plântulas e após 15 minutos de período de imersão em ácido sulfúrico os valores de todas as variáveis avaliadas decrescem.
Direitos autorais
Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um formulário de " licença exclusiva” que permitirá a divulgação do artigo na forma de acesso aberto. Para podermos fazer o trabalho de publicação e divulgação do artigo de pesquisa precisamos dos direitos para publicação. Para artigos de acesso aberto, usamos um acordo exclusivo de licenciamento em que os autores mantêm os direitos autorais em/de seu artigo.
Neste acordo os autores mantêm direitos sobre:
-Patentes e outros direitos de propriedade intelectual no artigo
-O direito de crédito para o trabalho publicado
Política de Acesso
Os artigos pulicados nesta revista são de acesso aberto, devem ser compartilhados livremente desde que a fonte e seus autores sejam citados de maneira adequada, visando à preservação dos direitos autorais e propriedade intelectual. Os trabalhos publicados na revista serão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND), permitindo o compartilhamento do artigo com reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.