ÍNDICE DE CLOROFILA E FLORESCIMENTO DA CEBOLA FERTIRRIGADA SOB PARCELAMENTOS DE NUTRIENTES E DENSIDADES POPULACIONAIS
Resumo
A análise de nitrogênio em tempo real por clorofilômetros auxilia no diagnóstico e correção de problemas
nutricionais. Contudo, a simples leitura dos índices de clorofila dos clorofilômetros, sem a devida calibração
e interpretação dos resultados para cada espécie, impossibilita que ações precisas sejam indicadas por técnicos em relação a adubação nitrogenada. Nesse contexto, foi analisada a relação entre o parcelamento de nutrientes e a densidade populacional sobre o desenvolvimento vegetativo (número de folhas), a produtividade, índice de clorofila e florescimento da cebola sob cultivo em plantio direto fertirrigado no Alto Vale do Itajaí, SC. Os ensaios foram conduzidos em 2017, 2018, 2019 e 2020, em Ituporanga - SC. Os tratamentos foram quatro densidade populacionais (300, 400, 500 e 600 mil plantas ha-1) submetidas a aplicações de nitrogênio e potássio parcelados de forma semanal, quinzenal e mensal. A interpretação dos índices de clorofila durante o ciclo de cultivo deve considerar as condições climáticas, a densidade de plantas e o desenvolvimento vegetativo, não sendo influenciada pelo parcelamento de nitrogênio. Temperaturas elevadas, baixa umidade relativa do ar e precipitações irregulares aceleraram o desenvolvimento vegetativo e a bulbificação, e reduziram a produtividade. Durante o ciclo de cultivo, sob condições meteorológicas favoráveis, o parcelamento semanal aumentou a produtividade comercial total, de bulbos da classe 3 e das classes superiores a classe 3. Sob condições climáticas menos favoráveis o aumento da densidade de plantas concorreu para o aumento da produtividade comercial total e de bulbos da classe 2. O aumento da densidade de plantas reduziu o índice de clorofila, e a partir de 500 mil plantas reduziu o número de folhas aumentou bulbos da classe 2 e reduziu bulbos da classe 3 e das classes superiores a classe 3. O parcelamento de nutrientes e a densidade de plantas não interferiram no florescimento dos bulbos de cebola.

Copyright (c) 2022 AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais
Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um formulário de " licença exclusiva” que permitirá a divulgação do artigo na forma de acesso aberto. Para podermos fazer o trabalho de publicação e divulgação do artigo de pesquisa precisamos dos direitos para publicação. Para artigos de acesso aberto, usamos um acordo exclusivo de licenciamento em que os autores mantêm os direitos autorais em/de seu artigo.
Neste acordo os autores mantêm direitos sobre:
-Patentes e outros direitos de propriedade intelectual no artigo
-O direito de crédito para o trabalho publicado
Política de Acesso
Os artigos pulicados nesta revista são de acesso aberto, devem ser compartilhados livremente desde que a fonte e seus autores sejam citados de maneira adequada, visando à preservação dos direitos autorais e propriedade intelectual. Os trabalhos publicados na revista serão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND), permitindo o compartilhamento do artigo com reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.