USO E OCUPAÇÃO DO SOLO: REFLEXÃO SOBRE IMPACTO AMBIENTAL
Resumo
O desenvolvimento urbano no Brasil, assim como em grande parte dos países subdesenvolvidos, ocorreu de forma negligente com os recursos naturais. Analisar o contexto ambiental nos permite destacar problemas, viabilizando a identificação de focos de degradação ambiental instalados e o grau de comprometimento local. O objetivo deste artigo foi analisar as produções cientificas sobre a temática recorrente de infiltração nas bacias hidrográficas e contextualizar o uso consciente e sustentável do solo. O estudo apresenta uma abordagem qualitativa e resultou de uma revisão bibliométrica de forma sistemática na biblioteca online, em originais publicados no período de 2015 a 2020 indexados na base de dados da Scielo e CAPES. Procurou-se identificar as produções científicas que fazem menção ao uso e ocupação do solo. Os resultados da pesquisa demonstram a necessidade do gerenciamento dos recursos hídricos e o acompanhamento nas alterações no uso e na ocupação do solo, para estrategicamente proteger e restaurar a qualidade ambiental, visto que o empobrecimento do solo poderá agravar a situação de toda extensão da bacia, gerando consideráveis impactos no curso d’água. Vários autores chamam a atenção para inúmeros casos de exploração de recursos naturais, extensão de áreas frágeis nas bacias, movimento de massas e inundações. Diante disso, a abordagem aqui adotada procura integrar os aspectos ambientais, econômicos e sociais e destaca a importância da conscientização sustentável ambiental. Os estudos mostraram que devido a existência de lacunas, há diversas oportunidades de pesquisa a serem aprofundadas sobre o tema, visando um processo de conscientização sustentável para o desenvolvimento de uma sociedade promissora.

Copyright (c) 2021 AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais
Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um formulário de " licença exclusiva” que permitirá a divulgação do artigo na forma de acesso aberto. Para podermos fazer o trabalho de publicação e divulgação do artigo de pesquisa precisamos dos direitos para publicação. Para artigos de acesso aberto, usamos um acordo exclusivo de licenciamento em que os autores mantêm os direitos autorais em/de seu artigo.
Neste acordo os autores mantêm direitos sobre:
-Patentes e outros direitos de propriedade intelectual no artigo
-O direito de crédito para o trabalho publicado
Política de Acesso
Os artigos pulicados nesta revista são de acesso aberto, devem ser compartilhados livremente desde que a fonte e seus autores sejam citados de maneira adequada, visando à preservação dos direitos autorais e propriedade intelectual. Os trabalhos publicados na revista serão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND), permitindo o compartilhamento do artigo com reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.