ESTIGMAS DO ENVELHECER NA CONTEMPORANEIDADE

  • Bárbara Aguiar Cortez Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)
  • Isabela da Silva Rodrigues Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)
  • Vinícios Pereira Pessoa Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)
  • Lêda Santana de Oliveira Noleto Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS) https://orcid.org/0000-0003-0616-2652
Palavras-chave: Envelhecimento. Estigmas do envelhecer. Estatuto da Pessoa Idosa. Direitos humanos e sociais.

Resumo

O presente trabalho é um relato de experiência de uma ação extensionista realizada em conjunto com o curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Tocantins e a rede municipal de educação do município de Palmas – Tocantins. A metodologia utilizada incluiu pesquisa bibliográfica e a exibição do filme “As Rainhas da Torcida”, que aborda experiências de mulheres idosas e seu enfrentamento ao preconceito. Foi realizado ainda um debate no ambiente escolar acerca dos estigmas associados ao envelhecimento na sociedade contemporânea, a fim de informar, conscientizar e sensibilizar o público-alvo sobre a temática. Obteve-se de resultado um importante debate sobre os preconceitos que permeiam o envelhecimento na sociedade contemporânea e as implicações disso na proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa, além de reafirmar a atuação do profissional de Serviço Social na promoção e defesa dos direitos humanos e sociais, especialmente de grupos vulneráveis e marginalizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Aguiar Cortez, Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Tocantins, Palmas, Tocantins, Brasil.

Isabela da Silva Rodrigues , Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Tocantins, Palmas, Tocantins, Brasil.

Vinícios Pereira Pessoa, Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)

Graduado em Serviço Social pela Universidade Estadual do Tocantins, Palmas, Tocantins, Brasil.

Lêda Santana de Oliveira Noleto, Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins. Docente na Universidade Estadual do Tocantins, Palmas, Tocantins, Brasil.

Referências

AS Rainhas da Torcida. Direção: Zara Hayes. Produção: Ganguzza; Celyn Jones; Andy Evans. Estados Unidos: Entertainment One, 2019. Disponível em: https://www.primevideo.com/. Acesso em: 30 set. 2023.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ Constituiçao.htm. Acesso em: 18 out. 2023.

BRASIL. Lei nº 14.423, de 22 de julho de 2022. Altera a Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, para substituir, em toda a Lei, as expressões “idoso” e “idosos” pelas expressões “pessoa idosa” e “pessoas idosas”, respectivamente. Diário Oficial União, Brasília, DF, 25 de julho de 2022.

Denúncias de abandono de idosos crescem 855% em 2023, aponta Ministério dos Direitos Humanos. Disponível em:


crescem-855percent-em-2023-aponta-ministerio-dos-direitos-humanos.ghtml>. Acesso em: 03 out. 2023.

IBGE. Censo 2022: número de pessoas com 65 anos ou mais de idade cresceu 57,4% em 12 anos | Agência de Notícias. Disponível em:
. Acesso em: 18 out. 2023.

JÚNIOR, M. H.; QUEIROZ, V. Etarismo à luz do princípio da dignidade da pessoa humana. REVISTA BRASILEIRA DE DIREITO SOCIAL, v. 7, n. 1, p. 95–110, 2 abr. 2024.

SENADO, T. V. Violência contra pessoa idosa: Disque 100 recebeu mais de 47 mil denúncias no início de 2023. Disponível em:

Violência contra idoso cresce 38% no Brasil, diz levantamento. Disponível em:
. Acesso em: 18 out. 2023.
Publicado
2024-10-07
Como Citar
Aguiar Cortez, B., da Silva Rodrigues , I., Pereira Pessoa, V., & Santana de Oliveira Noleto, L. (2024). ESTIGMAS DO ENVELHECER NA CONTEMPORANEIDADE. Revista Extensão, 9(4), 40-45. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9989