ENFERMAGEM EM AÇÃO: PROMOVENDO SAÚDE ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO ALIMENTAR
Resumo
A redução do consumo de alimentos frescos e o grande aumento no consumo de alimentos processados e ultraprocessados gera uma grande preocupação com a saúde pública atual. Com base na Política Nacional de Alimentação e Nutrição foi desenvolvida uma ação educativa intitulada “Saudavelmente”, realizada por estudantes de enfermagem em um ambulatório de atenção secundária, utilizando a metodologia de aprendizagem baseada em projetos. Assim, o presente estudo teve como objetivo relatar a experiência dos autores com o uso da metodologia aprendizagem baseada em projetos na elaboração de uma ação educativa em uma disciplina do curso de graduação em Enfermagem. Foram realizadas etapas como análise reflexiva, visita técnica, seleção de artigos científicos, elaboração do projeto educativo e implementação da ação educativa. Além disso, utilizou-se dinâmicas como "Você Sabia?" e "Mito ou Verdade" para interagir com os pacientes. Ao final do semestre letivo, a metodologia aprendizagem baseada em projetos mostrou contribuir para o crescimento acadêmico dos estudantes, por ampliar os conhecimentos, desenvolver habilidades de pesquisa e promover o contato com o público.
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