AVALIAÇÃO DE PROJETO DE EXTENSÃO COMO AGENTE MOTIVACIONAL PARA O INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR EM ESCOLAS PÚBLICAS DE SEROPÉDICA -RJ
Resumo
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é a principal forma de ingresso para estudantes no ensino superior no Brasil. Originalmente voltado à avaliação do ensino médio, o ENEM passou a ser usado no Sistema de Seleção Unificada (SISU), Programa Universidade para Todos (ProUni) e convênios com instituições internacionais. Entretanto, nos últimos anos a adesão a prova e ao ensino superior diminuiu, em partes como reflexo da pandemia do Covid-19. O Projeto Semeando o Futuro, implementado em Seropédica - RJ, buscou entender e fortalecer o interesse dos alunos das escolas públicas para o ENEM. Para avaliação foram utilizados dados de questionários sobre familiaridade com o exame, intenções de vestibular e efeito da pandemia nos estudos. Os resultados indicaram que o projeto obteve impacto positivo, com o grupo PET Floresta exercendo papel motivador. Recomenda-se expandir e intensificar projetos semelhantes no município, de forma a ampliar a motivação dos alunos em buscar o ensino superior.
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