RELATO DE EXPERIÊNCIA DO CURSO DE EXTENSÃO: O TRABALHO DE ASSISTENTES SOCIAIS NA VERIFICAÇÃO DO PERFIL DE RENDA PARA INGRESSO EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

Palavras-chave: Cotas sociais. Acesso à educação superior. Análise socioeconômica.

Resumo

O objetivo deste texto é apresentar a experiência do curso de extensão sobre o trabalho dos/as Assistentes Sociais na comissão de verificação da cota de renda inferior a um salário mínimo para ingresso nas Instituições Federais de Ensino Superior, conforme previsto na Lei 12.711/2012. Apresenta o trabalho desta comissão na Universidade Federal de Goiás e a partir desta realidade busca dialogar com outros profissionais e suas realidades. Entende-se a importância das comissões de verificação, o seu papel preventivo para evitar o desvio de finalidade das cotas sociais, contribuindo para que elas sejam ocupadas pelos seus reais destinatários. A experiência do curso demonstrou que há avanços consistentes sobre as cotas raciais, mas as cotas de renda são pouco discutidas e problematizadas no seu processo de acompanhamento.

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Biografia do Autor

Higo Gabriel Santos Alves, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Graduado em Serviço Social (pela UFVJM), Mestre em Educação (pela UEG) e Doutorando em Educação (pela USP). Atualmente é assistente social na UFG.

Paloma Mendes Guimarães, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Graduada em Serviço Social (pela PUC-GO), Especialista em Residência Multiprofissional em Saúde (pelo HC-UFG) e Mestre em Serviço Social (pela PUC-GO). Atualmente é assistente social na UFG. 

Déborah Freire Ventura, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Graduada em Serviço Social (pela PUC-GO), Especialista em Especialização em Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais (pela UnB) e Mestre em Educação (pela UFG). Atualmente é assistente social na UFG. 

Beatriz Cristina de Almeida, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Graduada em Serviço Social (pela PUC-GO) e em Filosofia (pela UFG), Especialista em Metodologia de contar histórias para à educação (pela UFG), Mestre em Serviço Social (pela PUC-GO). Atualmente é assistente social na UFG. 

Amadeus Alves Pinto, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Graduado em Serviço Social (pela PUC-GO), Especialista em Políticas Públicas (pela UFG) e Mestrando em Serviço Social (pela PUC-GO). Atualmente é assistente social na UFG. 

Bianca Stéfani Alexandre Irineu, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Graduada em Serviço Social (pela UFG) e Mestre em Política Social (pela UnB). Atualmente é assistente social na UFG. 

Cristina Maria Gusmão de Moura, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Graduada em Serviço Social (pela PUC-GO), Especialista em Serviço e em Saúde Mental (pela PUC-GO). Atualmente é assistente social na UFG. 

Paula Oliveira da Silva, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Graduada em Serviço Social (pela UFG), Especialista em Instrumentação do Serviço Social (pela UniBF) e Mestranda em Sociologia (pela UFG). Atualmente é assistente social na UFG. 

Viviani Cristina Silva, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Graduada em Serviço Social (pela PUC-GO), Especialista em Gestão Pública (pela FTP) e Mestre em Educação (pela UFJ). Atualmente é assistente social da UFG. 

Referências

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Publicado
2025-05-16
Como Citar
Santos Alves, H. G., Mendes Guimarães, P., Freire Ventura, D., Cristina de Almeida, B., Alves Pinto, A., Alexandre Irineu, B. S., Gusmão de Moura, C. M., Oliveira da Silva, P., & Cristina Silva, V. (2025). RELATO DE EXPERIÊNCIA DO CURSO DE EXTENSÃO: O TRABALHO DE ASSISTENTES SOCIAIS NA VERIFICAÇÃO DO PERFIL DE RENDA PARA INGRESSO EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Revista Extensão, 9(2), 148-158. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9681
Seção
Relatos de Experiência