A “DISFUNCIONALIDADE” DO ENSINO SUPERIOR E A RECONSTRUÇÃO DIALÓGICA COM A COMUNIDADE POR MEIO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO TALIAN

Resumo

Em tempos em que as críticas ao ensino superior se tornam cada vez mais frequentes, fruto da mimetização de países de capitalismo avançado que fazem parte do norte global, em um contexto de disciplinarização do objeto de estudo, orientado de modo exógeno, autorreferenciado, não dialógico e cientificista, o papel de um de seus pilares – a extensão universitária – demanda uma análise crítica-reflexiva. Como processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político, decorrente de uma ciência não neutra, integrada ao ensino e à pesquisa, a extensão universitária deve promover a interação entre a universidade e outros setores da comunidade através de uma relação de sujeitos, colaborando com a formação cidadã e profissional estudantil, bem como gerando benefícios à comunidade que dela participa. Nesse contexto, como forma de superação da “disfuncionalidade” universitária e recuperação da legitimidade do ensino superior, o presente artigo, através de uma abordagem qualitativa e com base no projeto de extensão denominado TALIAN LÍNGUA DE HERANÇA DA COMUNIDADE ITALIANA NA GRANDE CURITIBA, registrado junto a Universidade Federal do Paraná – UFPR, tem como objetivo, demonstrar como possível resultado a aptidão da extensão universitária como instrumento digno de reconstrução dialógica entre a universidade e a comunidade, contribuindo no desenvolvimento do campo em estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Marcello Bessa Maretti, UTFPR

Doutorando em Tecnologia e Sociedade pela UTFPR. Mestre em Direito pela Universidade Positivo (2021). Pós-Graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (2016). Pós-Graduado em Direito Tributário pela Uniasselvi (2011). Pós-Graduado em Direito do Estado/Constitucional pela Universidade Estadual de Londrina (2008). Graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004). Foi professor de Direito Tributário/Financeiro e Introdução ao Estudo do Direito na Universidade Estadual de Londrina. Lecionou Direito Tributário na Uninorte/PR e no Curso Jurídica preparatório para OAB em Londrina. Foi Procurador-Chefe da Divisão de Assuntos Judiciais da Procuradoria da Fazenda Nacional no Paraná. Atualmente é Subprocurador-Chefe e Diretor do Centro de Altos Estudos da Procuradoria da Fazenda Nacional no Paraná. É integrante do Comitê Avaliador da Revista da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.

Melissa Bertolini Rodrigues, UTFPR

Mestra pelo Programa de Pós Graduação em Tecnologia e Sociedade, PPGTE/UTFPR, com a linha de Pesquisa Tecnologia e Trabalho e graduanda do curso de Letras Licenciatura Italiano da UFPR. Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário Curitiba (1998) e graduação em Audio Visual : Multimídia pela Escola Panamericana de Arte Sociedade Simples (2008). Advogada atuante junto à Positivo Informática - Matriz, com experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Contratual Internacional, para a área de Procurement. 

Francis Kanashiro Meneghetti, UTFPR

Administrador pela UFPR, Mestre em administração pela UFPR. Doutor em Educação pela UFPR. Professor EBTT da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), vinculado do Departamento Acadêmico de Gestão e Economia e aos Programas de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) e de Pós-Graduação em Administração (PPGA). Membro fundador e pesquisador do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais (IBEPES). Presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (2012-2013). Estuda e pesquisa temas como: Organizações Totalitárias; Intolerância; Violência Organizacional e Organizações, Tecnologia e Trabalho na perspectiva crítica.

Publicado
2025-08-11
Como Citar
Bessa Maretti, L. M., Bertolini Rodrigues, M., & Kanashiro Meneghetti, F. (2025). A “DISFUNCIONALIDADE” DO ENSINO SUPERIOR E A RECONSTRUÇÃO DIALÓGICA COM A COMUNIDADE POR MEIO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO TALIAN. Revista Extensão, 9(7), 36-46. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/9381