A “DISFUNCIONALIDADE” DO ENSINO SUPERIOR E A RECONSTRUÇÃO DIALÓGICA COM A COMUNIDADE POR MEIO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO TALIAN
Resumo
Em tempos em que as críticas ao ensino superior se tornam cada vez mais frequentes, fruto da mimetização de países de capitalismo avançado que fazem parte do norte global, em um contexto de disciplinarização do objeto de estudo, orientado de modo exógeno, autorreferenciado, não dialógico e cientificista, o papel de um de seus pilares – a extensão universitária – demanda uma análise crítica-reflexiva. Como processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político, decorrente de uma ciência não neutra, integrada ao ensino e à pesquisa, a extensão universitária deve promover a interação entre a universidade e outros setores da comunidade através de uma relação de sujeitos, colaborando com a formação cidadã e profissional estudantil, bem como gerando benefícios à comunidade que dela participa. Nesse contexto, como forma de superação da “disfuncionalidade” universitária e recuperação da legitimidade do ensino superior, o presente artigo, através de uma abordagem qualitativa e com base no projeto de extensão denominado TALIAN LÍNGUA DE HERANÇA DA COMUNIDADE ITALIANA NA GRANDE CURITIBA, registrado junto a Universidade Federal do Paraná – UFPR, tem como objetivo, demonstrar como possível resultado a aptidão da extensão universitária como instrumento digno de reconstrução dialógica entre a universidade e a comunidade, contribuindo no desenvolvimento do campo em estudo.