SABERES DA TERRA

DIFERENCIAL NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

  • Alcides do Nascimento Moreira Universidade Estadual do Tocantins - Unitins
  • Denise Sodré Dorjó Universidade Estadual do Tocantins - Unitins
  • Maria Fátima Viana Brasileiro Universidade Estadual do Tocantins - Unitins
  • Maurício Clementino Carneiro Universidade Estadual do Tocantins - Unitins
  • Paulo Vitoriano Dantas Pereira Universidade Estadual do Tocantins - Unitins
  • Sônia Maria de Souza Ribeiro Universidade Estadual do Tocantins - Unitins
Palavras-chave: Agricultura familiar, Educação no campo, Saberes da terra

Resumo

Este projeto oportuniza a elevação da Escolaridade e Qualificação Social e Profissional do Jovem Agricultor, tendo em vista a conclusão do ensino fundamental e a qualificação social e profissional (formação inicial e continuada) por meio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos - EJA, levando em considerando a demanda existente nos municípios. Assim, o objetivo principal é desenvolver uma política de Educação do Campo que possibilite a jovens e adultos agricultores familiares excluídos do sistema formal de ensino a oportunidade de escolarização na modalidade EJA, integrando ensino fundamental e qualificação social e profissional. A Fundação Universidade do Tocantins - Unitins, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Pós-Graduação, composta por uma equipe de docentes, é responsável pela Formação Inicial e Continuada dos professores e educadores que atuam no projeto, como curso de extensão universitária (certificação dos professores e educadores); elaboração dos testes bimestrais e dos materiais didáticos para professores/educadores e alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alcides do Nascimento Moreira, Universidade Estadual do Tocantins - Unitins

Mestre em Educação pela Universidade de Brasília, Pós-graduado em Educação, Desenvolvimento e Políticas Educativas; Política e Estratégia Nacional; Administração Pública; Gestão Escolar e Metodologia do Ensino de História e Geografia. Possui Licenciatura plena em História pela Universidade do Tocantins (1996). Atualmente é professor da Educação Básica - Secretaria de Estado da Educação e Cultura e Professor Titular da Universidade do Tocantins. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Educação, Metodologia do Ensino de História e História do Brasil Colônia, atuando principalmente no seguinte tema: educação, solidariedade.

Denise Sodré Dorjó, Universidade Estadual do Tocantins - Unitins

Graduada em Letras - Português/Inglês pela Faculdade de Filosofia. Ciências Letras de BH (1997). Especialista, na área da Educação, em Processo Ensino-aprendizagem, União das Faculdades Clarentianas de S.P (1999). MBA em Gerenciamento de Projetos Governamentais; Mestrado em Linguística Portuguesa. Universid Autónoma de Asunción (2009). Experiência em docência superior em curso presencial e EaD nos componentes curriculares Língua Portuguesa; Leitura e Produção de Texto; Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa; Português Histórico; Psicolinguística; Semântica. Experiência em Coordenação Pedagógica. Experiência em Direção de EaD. Experiência em produção de material didático para cursos EaD. Atualmente, revisora textual e Coordenadora Pedagógica.

Maria Fátima Viana Brasileiro, Universidade Estadual do Tocantins - Unitins

Mestre pelo Programa de pós graduação da Universidade Nacional de Educação a Distância - UNED; Madrid- Espanha - Educação Intercultural; Pós graduada -especialização em Gerenciamento de Recursos Humanos - Faculdade Estácio de Sá - Rio de Janeiro e Metodologia e Linguagem em Educação a Distância - Fundação Universidade do Tocantins Unitins; Especialização em Aperfeiçoamento na Educação de Jovens e Adultos e Especialização em Avaliação Institucional , com área de Formação Continuada em Educação - WR Educacional Rio de Janeiro; especialização em Orientação Educacional e Magistério das disciplinas pedagógicas do Ensino Superior; Graduada em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.

Maurício Clementino Carneiro, Universidade Estadual do Tocantins - Unitins

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Letras pela Universidade do Estado de Goiás- UEG (1993) e mestrado em Linguística Portuguesa pela Universidade Autónoma de Asunción (2009). Especialista em Língua Portuguesa e Alfabetização pela Universidade Federal de Goiás e também especialista em Língua Portuguesa e Alfabetização pela Universo. Atualmente é professor Mestre da Fundação Universidade Universidade do Tocantins - Unitins. Atua como coordenador do curso de Letras UAB UNITINS exerce atividades também na Logística de Avaliação, além de ser professor especialista da Secretaria de Educação do Estado do Tocantins. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Inglesa.

Paulo Vitoriano Dantas Pereira, Universidade Estadual do Tocantins - Unitins

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (1991) Especialização em Formação do Educador pela Universidade Estadual da Paraíba (2001) e mestrado em Sistema de Informações pela Universidade Autônoma de Assunção (2009). Atualmente é professor da Universidade Federal do Tocantins e Professor da Universidade Católica do Tocantins. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Matemática da Computação, Cálculo Diferencial e Integral, Álgebra e Estatística.

 

Sônia Maria de Souza Ribeiro, Universidade Estadual do Tocantins - Unitins

Possui graduação em PEDAGOGIA pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1991) e mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1997). Professora da Universidade Estadual do Tocantins e atualmente está atuando na Assessoria Pedagógica do Campus Graciosa em Palmas-TO. Tem experiência na área de Educação Superior a 26 anos lecionando para os cursos de Pedagogia e Serviço Social e coordenou vários projetos de Extensão Universitária com ênfase em Educação de Adultos, educação do campo e agricultura familiar e educação socioeducativo.

Publicado
2018-12-21