AÇÕES DE PROMOÇÃO DA SAÚDE POR ESTUDANTES DE MEDICINA EM UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavras-chave: Planejamento em Saúde. Saúde da Família. Diabetes. Hipertensão Arterial Sistêmica. Arboviroses.

Resumo

Este trabalho relata a execução de sete oficinas comunitárias de saúde realizadas na Unidade de Saúde da Família Campo Limpo IV, em Feira de Santana–BA, por estudantes de medicina da Universidade Estadual de Feira de Santana. As oficinas abordaram sobre Diabetes, Hipertensão Arterial e Arboviroses. O objetivo foi conscientizar a população acerca desses agravos, buscando a prevenção e adesão terapêutica dos usuários adscritos à unidade. A prática regular de atividade física, alimentação saudável, adesão e execução correta de tratamentos e o combate às arboviroses foram priorizados nas ações de saúde. Orientações sobre o manuseio de glicosímetro e o uso da insulina para diabéticos foram pontos relevantes para evitar a evolução da doença. O seguimento do Planejamento e Programação Local em Saúde foi fundamental para a concretização das ações. Constatou-se ganho significativo na promoção de saúde da comunidade e ressalta-se que a experiência foi positiva para a formação dos discentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathália Teixeira Vitorino da Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Acadêmica do curso de Medicina pela Universidade estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana - BA, Brasil.

Weverty Marciel de Medeiros, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Acadêmico do curso de Medicina pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana - BA, Brasil.

Luis Eduardo Rios do Nascimento, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Acadêmico do curso de Medicina pela Universidade estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana - BA, Brasil.

João Vitor Soares Valadares, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Acadêmico do curso de Medicina pela Universidade estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana - BA, Brasil.

Natally Duarte de Oliveira, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Acadêmica do curso de Medicina pela Universidade estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana - BA, Brasil.

Marcelo Torres Peixoto, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Professor Adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana, vinculado ao curso de graduação em medicina e ao Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Juliana Laranjeira Pereira, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Pedagoga, Psicopedagoga, Mestra em Educação e Contemporaneidade (UNEB), Doutorado em Medicina e Saúde - UFBA, Especialista em Neuropsicologia (UNIFAN). Atualmente é professora da Universidade Estadual de Feira de Santana. Leciona no Curso de Medicina e na Pós-graduação em Saúde Coletiva - Mestrado. Tem experiência na área de Educação e Educação Médica, com ênfase nos processos de aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, psicopedagogia, aprendizagem baseada em problemas (ABP), transtorno de estresse pós-traumático e desempenho acadêmico.

Referências

BATISTA, N. A. et al. Educação interprofissional na formação em Saúde: a experiência da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, Santos, Brasil. Interface. v. 22, supl.2, p. 1705-15, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0693. Acesso em abril de 2023.

BATISTELLA, C. E. C. Abordagens contemporâneas do conceito de saúde. In: Fonseca, Angélica Ferreira, Anamaria D’Andrea Corbo (org). O território e o processo saúde-doença. Rio de Janeiro: EPSJV/Fiocruz; 2007. p. 51-86. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/39204. Acesso em maio de 2023.

BRASIL. Congresso Nacional. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES nº 3, de 20 de junho de 2014. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina e dá outras providências. Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

BRASIL, Ministério da Saúde. Diretrizes para o cuidado das pessoas com doenças crônicas nas redes de atenção à saúde e nas linhas de cuidado prioritárias. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.

BRASIL, Ministério da Saúde. Guia de Vigilância em Saúde. 5ª ed. rev e atual. Brasília: Ministério da Saúde, 2022. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_vigilancia_saude_5ed_rev_atual.pdf. Acesso em maio de 2023.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Brasília: Ministério da Saúde, 2017.

FEIRA DE SANTANA (BA). Secretaria de Vigilância em Saúde. Situação Epidemiológica dos Casos de Dengue, Zika e Chikungunya em Feira de Santana. Edição 03. Feira de Santana: Secretaria de Saúde, 2022. Disponível em: http://www.feiradesantana.ba.gov.br/sms/arq/Boletim_Epidemiologico.pdf. Acesso em abril de 2023.

MARTINS, T. C. D. F. et al. Transição da morbimortalidade no Brasil: um desafio aos 30 anos de SUS. Ciência & Saúde Coletiva [online]. v. 26, n. 10, pp. 4483-4496. Disponível em: . ISSN 1678-4561.

SOBRAL, A.; FREITAS, C. M. Modelo de organização de indicadores para operacionalização dos determinantes socioambientais da saúde. Saude soc [Internet]. v. 19, n. 1, p. 35-47, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-12902010000100004. Acesso em maio de 2023.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Noncommunicable Diseases Progress Monitor 2020. Geneva: WHO; 2020. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/9789240000490. Acesso em maio de 2023.
Publicado
2024-02-16
Como Citar
Teixeira Vitorino da Silva, N., Marciel de Medeiros, W., Rios do Nascimento, L. E., Soares Valadares, J. V., Duarte de Oliveira, N., Torres Peixoto, M., & Laranjeira Pereira, J. (2024). AÇÕES DE PROMOÇÃO DA SAÚDE POR ESTUDANTES DE MEDICINA EM UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Extensão, 8(1), 165-173. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/8929
Seção
Relatos de Experiência