INTERVENÇÃO INTERDISCIPLINAR PARA A ADESÃO DOS HIPERTENSOS ÀS CONSULTAS DE ACOMPANHAMENTO NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Lais Martins Pimenta Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • Lílian Natália Ferreira de Lima Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) https://orcid.org/0000-0002-0931-3105
  • Jesuane Cavalcante Melo de Morais Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • Sheila Cristina Teixeira Fonseca Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • Marcela de Oliveira Feitosa Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Said Antonio Trabulsi Sobrinho
  • Raquel Machado Borges Faculdade de Imperatriz (FACIMP) https://orcid.org/0000-0002-0388-7183
  • Bruno Costa Silva Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Palavras-chave: Hipertensão Arterial. Intervenção. Atenção Primária a Saúde. Adesão.

Resumo

O controle insatisfatório da hipertensão no Brasil está relacionado com diversos fatores, incluindo a baixa adesão ao tratamento e dificuldades no acesso e uso dos serviços de saúde. O presente relato teve como objetivo descrever uma intervenção para elevar a adesão dos pacientes hipertensos às consultas de acompanhamento na Unidade Básica de saúde de um  municipío do Norte do Tocantins. Na etapa de planejamento, após a identificação do problema, a estratégia escolhida foi a intensificação das visitas domiciliares, das buscas ativas e das ações de educação em saúde. Foi realizada a análise descritiva dos resultados obtidos. Após as intervenções, o  indicador 6 do Previne Brasil saltou de 19% para a marca de 40%. O número de usuários presentes no último encontro triplicou em relação ao primeiro encontro. Foi possível constatar que houve correlação positiva entre o número de ações empreendidas e a taxa de acompanhamento dos pacientes hipertensos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lais Martins Pimenta, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Enfermeira. Pós-Graduanda em Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família (UNITINS)- Campus Universitário de Augustinópolis, Tocantins.

Lílian Natália Ferreira de Lima, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Doutora. Professora do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Campus Augustinópolis, Estado do Tocantins, Brasil.

Jesuane Cavalcante Melo de Morais, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Enfermeira. Doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade de Taubaté (Unitau). Docente da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

Sheila Cristina Teixeira Fonseca, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Professora Universitária da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

Marcela de Oliveira Feitosa, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC. Professora da Universidade Federal do Maranhão- Campus Imperatriz. 

Said Antonio Trabulsi Sobrinho

Enfermeiro. Mestre em Gestão de Programas e Serviços de Saúde.  Servidor público efetivo do Estado do Tocantins, Brasil.

Raquel Machado Borges, Faculdade de Imperatriz (FACIMP)

Enfermeira. Mestre em Terapia Intensiva, pela SOBESTI. Docente da FACIMP -WYDEN.

Bruno Costa Silva, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Professor (a) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Publicado
2023-09-04
Como Citar
Martins Pimenta, L., Ferreira de Lima, L. N., Cavalcante Melo de Morais, J., Teixeira Fonseca, S. C., de Oliveira Feitosa, M., Trabulsi Sobrinho, S. A., Machado Borges, R., & Costa Silva, B. (2023). INTERVENÇÃO INTERDISCIPLINAR PARA A ADESÃO DOS HIPERTENSOS ÀS CONSULTAS DE ACOMPANHAMENTO NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Extensão, 7(3), 53-60. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/8762
Seção
Relatos de Experiência