RELATO DE EXPERIÊNCIA: PADRONIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO FLUXO DE ATENDIMENTO NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE UMA ZONA RURAL DE UM MUNICÍPIO DO NORTE DO TOCANTINS

  • Samara Tavares de Azevedo Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • Lílian Natália Ferreira de Lima Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) https://orcid.org/0000-0002-0931-3105
  • Ana Maria da Costa Teixeira Carneiro Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • Cristiana Maria de Araújo Soares Gomes Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • Tarcila Cristina Cunha Cavalcante Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI) https://orcid.org/0000-0002-7616-324X
  • Raquel Machado Borges Faculdade de Imperatriz (FACIMP) https://orcid.org/0000-0002-0388-7183
  • Said Antonio Trabulsi Sobrinho
  • Wallace Carlos de Sousa Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
Palavras-chave: Acolhimento. Atenção Básica. Saúde da Família.

Resumo

O presente relato de experiência tem como base o projeto de intervenção realizado na Unidade Básica de Saúde de um distrito rural no município do norte do Tocantins. O objetivo principal foi trabalhar a padronização e organização do atendimento nessa unidade, visando aprimorar a qualidade da assistência oferecida à população. A Atenção Básica foi o ponto central desse projeto, compreendendo um conjunto de ações de saúde voltadas para a promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação, realizadas por uma equipe multiprofissional e direcionadas à população em um território definido. Ao longo do projeto, os profissionais passaram por formações e capacitações, o que resultou, em médio prazo, na melhoria da qualidade dos atendimentos prestados aos usuários. A padronização e a organização planejada do atendimento na UBS permitiram otimizar os fluxos de trabalho, garantindo um cuidado mais eficiente e eficaz. Essa experiência evidencia a importância de investir na capacitação e no desenvolvimento dos profissionais de saúde, bem como na implementação de estratégias de organização e padronização dos serviços. Essas ações contribuíram para fortalecer a atenção básica e promover uma assistência de qualidade, mais acessível e próxima da comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samara Tavares de Azevedo, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Enfermeira. Pós-Graduanda em Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família (UNITINS)- Campus Universitário de Augustinópolis, Tocantins.

Lílian Natália Ferreira de Lima, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Professora do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Campus Augustinópolis, Estado do Tocantins, Brasil.

Ana Maria da Costa Teixeira Carneiro, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Professora do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Campus Augustinópolis, Estado do Tocantins, Brasil.

Cristiana Maria de Araújo Soares Gomes, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Professora do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Campus Augustinópolis, Estado do Tocantins, Brasil.

Tarcila Cristina Cunha Cavalcante, Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI)

Enfermeira. Pós-graduanda em Saúde Pública e PSF (FAVENI). 

Raquel Machado Borges, Faculdade de Imperatriz (FACIMP)

Enfermeira. Mestre em Terapia Intensiva, pela SOBESTI. Docente da FACIMP -WYDEN.

Said Antonio Trabulsi Sobrinho

Enfermeiro. Mestre em Gestão de Programas e Serviços de Saúde.  Servidor público efetivo do Estado do Tocantins, Brasil.

Wallace Carlos de Sousa, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Nutricionista. Mestrando em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Professor do curso de Medicina da Universidade Estadual do Tocantins – UNITINS.

Publicado
2023-09-04
Como Citar
Tavares de Azevedo, S., Ferreira de Lima, L. N., da Costa Teixeira Carneiro, A. M., de Araújo Soares Gomes, C. M., Cunha Cavalcante, T. C., Machado Borges, R., Trabulsi Sobrinho, S. A., & de Sousa, W. C. (2023). RELATO DE EXPERIÊNCIA: PADRONIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO FLUXO DE ATENDIMENTO NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE UMA ZONA RURAL DE UM MUNICÍPIO DO NORTE DO TOCANTINS. Revista Extensão, 7(3), 7-12. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/8755
Seção
Relatos de Experiência