QUALIFICANDO PROFISSIONAIS DA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO NA ABORDAGEM DE PACIENTES EM PARADA CARDIORESPIRATÓRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Evoneide Abreu Soares de Sousa Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • Querly Oliveira Silva Casa de Apoio à Saúde Indígena (CASAI/Imperatriz, Maranhão)
  • Lílian Natália Ferreira de Lima Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) https://orcid.org/0000-0002-0931-3105
  • Raquel Machado Borges Faculdade de Imperatriz (FACIMP) https://orcid.org/0000-0002-0388-7183
  • Ana Maria da Costa Teixeira Carneiro Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • Dennis Gonçalves Novais Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) https://orcid.org/0000-0002-0427-8769
  • Maria Gabriela Queiroz dos Santos Sousa Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • Késia Chaves da Silva Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
Palavras-chave: Educação e Saúde. Urgência e Emergência. Enfermagem.

Resumo

O relato de experiência aborda o projeto de qualificação dos profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Norte do Tocantins, com foco no atendimento de parada cardiorrespiratória (PCR). O objetivo foi aprimorar o manejo dessa emergência médica, promovendo treinamentos e compartilhando conhecimentos entre os profissionais de saúde. Por meio de simulações práticas e discussões teóricas, os participantes ampliaram seus conhecimentos sobre as diretrizes atualizadas de suporte básico e avançado de vida, além de melhorarem suas habilidades na utilização de equipamentos e medicamentos adequados. O projeto também incentivou a participação ativa dos profissionais como agentes multiplicadores de mudanças, ressaltando a importância do trabalho em equipe e da gestão eficiente dos recursos durante a PCR. Os resultados obtidos demonstraram uma melhoria significativa na segurança e eficiência do manejo da PCR, impactando positivamente a qualidade do atendimento e os desfechos clínicos dos pacientes. A experiência reforçou a importância da capacitação contínua dos profissionais de saúde nesse contexto, ressaltando a necessidade de investimentos constantes no desenvolvimento de habilidades e na disseminação de conhecimentos para fornecer um atendimento mais eficiente e seguro em casos de PCR.

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Biografia do Autor

Evoneide Abreu Soares de Sousa, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Enfermeria. Pós-Graduanda em Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família (UNITINS)- Campus Universitário de Augustinópolis, Tocantins.

Querly Oliveira Silva, Casa de Apoio à Saúde Indígena (CASAI/Imperatriz, Maranhão)

Enfermeira. Casa de Apoio à Saúde Indígena – CASAI/Imperatriz, Maranhão.

Lílian Natália Ferreira de Lima, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Professora do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Campus Augustinópolis, Estado do Tocantins, Brasil.

Raquel Machado Borges, Faculdade de Imperatriz (FACIMP)

Enfermeira. Mestre em Terapia Intensiva, pela SOBESTI. Docente da FACIMP -WYDEN.

Ana Maria da Costa Teixeira Carneiro, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Professora do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Campus Augustinópolis, Estado do Tocantins, Brasil.

Dennis Gonçalves Novais, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Docente do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS, e do curso de Medicina da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL.

Maria Gabriela Queiroz dos Santos Sousa, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Enfermeira. Hospital Regional de Augustinópolis, Estado do Tocantins, Brasil.

Késia Chaves da Silva, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Professora do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Campus Augustinópolis, Estado do Tocantins, Brasil.

Publicado
2023-08-17
Como Citar
Abreu Soares de Sousa, E., Oliveira Silva, Q., Ferreira de Lima, L. N., Machado Borges, R., da Costa Teixeira Carneiro, A. M., Gonçalves Novais, D., Queiroz dos Santos Sousa, M. G., & Chaves da Silva, K. (2023). QUALIFICANDO PROFISSIONAIS DA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO NA ABORDAGEM DE PACIENTES EM PARADA CARDIORESPIRATÓRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Extensão, 7(2), 119-126. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/8752
Seção
Relatos de Experiência