EXPERIÊNCIA NA IMPLEMENTAÇÃO DO NÚCLEO INTERNO DE REGULAÇÃO (NIR) NA OTIMIZAÇÃO DA ROTATIVIDADE DE LEITOS PARA CIRURGIAS ELETIVAS: ESTUDO DE CASO EM UM HOSPITAL DO EXTREMO NORTE DO TOCANTINS

  • Francimara Sousa Silva de Carvalho Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • Halan Heverton Dos Santos Nobre Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • Ana Maria da Costa Teixeira Carneiro Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • Cristiana Maria de Araújo Soares Gomes Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • Lílian Natália Ferreira de Lima Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) https://orcid.org/0000-0002-0931-3105
  • Maria Adenilda da Silva Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) https://orcid.org/0000-0001-9553-0802
  • Said Antônio Trabulsi Sobrinho
  • Dhonnel Oliveira Da Silva Faculdade de Ciências Médicas (FACMED) https://orcid.org/0000-0003-4132-3124
Palavras-chave: NIR. Procedimento Cirúrgicos Eletivos. Gerenciamento de leitos e tempo.

Resumo

Este relato de experiência descreve a implementação do Núcleo Interno de Regulação (NIR) em um hospital no extremo norte do Tocantins, com o objetivo de organizar os leitos para cirurgias eletivas. O NIR é uma unidade técnico-administrativa responsável por monitorar a movimentação dos pacientes desde a admissão até a alta hospitalar. Analisamos as cirurgias eletivas realizadas em 2022 e nos primeiros quatro meses de 2023. Os resultados mostraram que a rotatividade dos leitos, coordenada pelo NIR, contribuiu para a redução do tempo de espera para as cirurgias. No entanto, enfrentamos desafios na busca pela equidade, já que o NIR é uma novidade que requer ajustes para um funcionamento ideal. Essa experiência destaca a importância de uma melhor compreensão do NIR, especialmente porque sua implementação no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) ainda é recente. Recomendamos a realização de mais pesquisas para aprimorar o entendimento e a significância do NIR, visando ao equilíbrio entre a oferta e a demanda de cirurgias eletivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francimara Sousa Silva de Carvalho, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Enfermeira.Pós-Graduando em Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família (UNITINS)- Campus Universitário de Augustinópolis, Tocantins.

Halan Heverton Dos Santos Nobre, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professor no curso de Direito da Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS.

Ana Maria da Costa Teixeira Carneiro, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Professora do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Campus Augustinópolis, Estado do Tocantins, Brasil.

Cristiana Maria de Araújo Soares Gomes, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Professora do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Campus Augustinópolis, Estado do Tocantins, Brasil.

Lílian Natália Ferreira de Lima, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Professora do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Campus Augustinópolis, Estado do Tocantins, Brasil.

Maria Adenilda da Silva, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Docente na Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS).

Said Antônio Trabulsi Sobrinho

Enfermeiro. Mestre em Gestão de Programas e Serviços de Saúde.  Servidor público efetivo do Estado do Tocantins, Brasil.

Dhonnel Oliveira Da Silva, Faculdade de Ciências Médicas (FACMED)

Professor do curso de graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas (FACMED), Campus Augustinópolis, Estado do Tocantins, Brasil.

Publicado
2023-08-17
Como Citar
Sousa Silva de Carvalho, F., Dos Santos Nobre, H. H., da Costa Teixeira Carneiro, A. M., de Araújo Soares Gomes, C. M., Ferreira de Lima, L. N., da Silva, M. A., Trabulsi Sobrinho, S. A., & Oliveira Da Silva, D. (2023). EXPERIÊNCIA NA IMPLEMENTAÇÃO DO NÚCLEO INTERNO DE REGULAÇÃO (NIR) NA OTIMIZAÇÃO DA ROTATIVIDADE DE LEITOS PARA CIRURGIAS ELETIVAS: ESTUDO DE CASO EM UM HOSPITAL DO EXTREMO NORTE DO TOCANTINS. Revista Extensão, 7(2), 86-91. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/8748
Seção
Relatos de Experiência