RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS ATIVIDADES DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE: HOLÍSTICA DA ENFERMAGEM

Palavras-chave: Terapias Complementares. Equilíbrio. Medicina Tradicional.

Resumo

O cuidado com o ser humano de forma integral é descrito pela literatura como um dos grandes desafios e deve ser visto como enfoque na humanização em todos os ciclos que compõe a vida. As PICS, partem desta linha de atenção e cuidado, favorecendo uma visão de forma holística, sobre os indivíduos, e acerca de todo o seu processo de saúde-doença. Este presente trabalho tem por objetivo relatar as experiencias vivenciadas nas práticas extensionistas e descrever sobre a relevância do conhecimento da enfermagem referente às PICS no cuidado aos pacientes de forma preventiva e paliativa por meio da ótica da enfermagem. As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde - PICS com os acadêmicos de enfermagem da Universidade Estadual do Tocantins. Esta articulação entre o conhecimento técnico cientifico unificado ao conhecimento das práticas da medicina tradicional, favorecem a ampliação do acesso dos indivíduos com o cuidado de maneira integral.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Watina Rodrigues Dias, Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)

Acadêmico (a) do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Estadual do Tocantins-UNITINS.

Francisco Dimitre Rodrigo Pereira Santos, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Mestre em Ciências da Saúde. Docente do Curso de em Enfermagem da Universidade Estadual do Tocantins-UNITINS.

Referências

BARBOSA, FES et al. Oferta de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde na Estratégia Saúde da Família no Brasil. Cadernos de saude publica, v. 36, n. 1 de janeiro de 2020.

CENZI, Anna Luiza Camargo; OGRADOWSKI, Karin Rosa Persegona. Relevância do conhecimento da enfermagem acerca das práticas integrativas e complementares no cuidado paliativo: revisão integrativa. Espaço para a Saúde, v. 23, 2022.

DALMOLIN, É; HEIDEMANN, ITSB Práticas integrativas e complementares na Atenção Básica: desvelando a promoção da saúde. Revista latino-americana de enfermagem, v. 28, p. e3277, 2020.

DE SOUSA FRANÇA, Jule Suzane et al. Implementação do primeiro ambulatório universitário de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) do norte do Brasil: um relato de experiência. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, v. 11, n. 12, pág. e21111234030- e21111234030, 2022.

PRADO, Juliana Miyuki do; KUREBAYASHI, Leonice Fumiko Sato; SILVA, Maria Júlia Paes da. Eficácia da auriculoterapia na redução de ansiedade em estudantes de enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 46, p. 1200-1206, 2012.
Publicado
2023-12-08
Como Citar
Rodrigues Dias, W., & Dimitre Rodrigo Pereira Santos, F. (2023). RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS ATIVIDADES DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE: HOLÍSTICA DA ENFERMAGEM. Revista Extensão, 7(4), 43-47. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/8687
Seção
Relatos de Experiência