A SENSIBILIZAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DAS DISCIPLINAS DE PRÁTICAS JURÍDICAS REAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA

Palavras-chave: Educação. Inclusão. Direito.

Resumo

O presente artigo versa sobre a implementação de uma educação multidisciplinar direcionada para a formação em Direitos Humanos nas disciplinas de Práticas Jurídicas Reais, realizadas no Núcleo de Práticas Jurídicas e Defesa dos Direitos Humanos (NPJDH) em uma Universidade Pública no norte do país, em especial em Roraima. A proposta tem por objetivo aprimorar o ensino jurídico, complementado com práticas de extensão e pesquisa. Bases essas que representam pilares do tripé das universidades. Por esta razão, destaca-se que o NPJDH tem grande relevância para a formação humanizada dos discentes do curso de direito, que podem desenvolver suas técnicas profissionais para o exercício da carreira jurídica, contribuindo para a visibilização das ações realizadas no Núcleo e com o retorno à sociedade, por meio da atenção jurídica realizadas pelos discentes e, também, com a produção dos seus trabalhos científicos e ações de sensibilização em benefício de grupos vulneráveis, em especial em temas sensíveis de Direitos Humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Verbicaro Soares, Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Pará. Mestre em Direito em Estudos Interdisciplinares de Gênero e Políticas de Igualdade pela Universidade de Salamanca (Espanha). Doutor em Direito em Passado e Presente dos Direitos Humanos pela Universidade de Salamanca. Atualmente é professor adjunto no Curso de Direito e no programa de pós-graduação em Sociedade e Fronteiras (PPGSOF) da UFRR.

Referências

DIREITOS HUMANOS LAB. Laboratório de Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade. Disponível em: . Acesso em: 05 de março de 2023.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA. UFRR proporciona prática da advocacia no Núcleo de Práticas Jurídicas. Disponível em: . Acesso em: 06 de março de 2023.
Publicado
2024-02-16
Como Citar
Verbicaro Soares, D. (2024). A SENSIBILIZAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DAS DISCIPLINAS DE PRÁTICAS JURÍDICAS REAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA. Revista Extensão, 8(1), 41-57. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/8334
Seção
Artigos