COMPETÊNCIAS SOCIOMOECIONAIS EM ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NA PANDEMIA DA COVID-19

Resumen

As competências socioemocionais abrangem processos emocionais, às habilidades interpessoais e à regulação cognitiva. Este estudo objetiva averiguar o conhecimento e percepção dos estudantes de enfermagem sobre as competências socioemocionais. Trata-se de um estudo quantitativo de cunho descritivo, realizado com 41 acadêmicos de enfermagem de uma universidade pública, no período de setembro à outubro de 2021. A coleta de dados foi realizada de forma virtual através da aplicação de um formulário eletrônico elaborado pelos pesquisadores. Os dados foram organizados no Microsoft Excel® para uma análise descritiva. Os principais resultados obtidos foram os seguintes: 75,6% dos acadêmicos afirmaram conhecer algo sobre competências socioemocionais; as competências consideradas mais fortes em si foram a flexibilidade e solução de problemas (80,5%); o otimismo (68,3%); a empatia (65,9%), a autoconsciência emocional (48,8%) e a tolerância ao estresse (46,3%). Considera-se a partir dos resultados obtidos a necessidade de se trabalhar as competências socioemocionais com mais frequência na graduação, inclusive na formação do enfermeiro.

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Biografía del autor/a

Hiara Rose Moreno Amaral, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC)

Enfermeira, Residente em Saúde da Mulher na Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC, Campinas-SP.

Joyce Mazza Nunes Aragão, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Enfermeira, Docente da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, Sobral-CE.

Maristela Inês Osawa Vasconcelos, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Enfermeira, Docente da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, Sobral-CE.

Ricardo Costa Frota, Centro Universitário Inta (UNINTA)

Psicólogo, Docente do Centro Universitário Inta – Uninta Sobral-CE.

Tifanny Andrade Silveira Rodrigues, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Enfermeira, pela Universidade Estatual Vale do Acaraú- UVA. Sobral-CE,

Maria Beatriz Lima Veras, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Acadêmica de Enfermagem, Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, Sobral-CE.

Rebeca Sales Viana, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Odontóloga, Docente da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Sobral-CE.

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Publicado
2023-12-08
Cómo citar
Moreno Amaral, H. R., Mazza Nunes Aragão, J., Osawa Vasconcelos, M. I., Costa Frota, R., Andrade Silveira Rodrigues, T., Lima Veras, M. B., & Sales Viana, R. (2023). COMPETÊNCIAS SOCIOMOECIONAIS EM ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NA PANDEMIA DA COVID-19. Revista Extensão, 7(4), 88-102. Recuperado a partir de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/8331
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FLUXO CONTÍNUO - Artigos