O ENSINO DE LITERATURA INFANTIL EM UMA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS

Palavras-chave: Ensino de Literatura. Letramento literário. Anos iniciais. Formação leitora.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo geral analisar os modos de ensinar literatura infantil que levam os alunos ao sentido das obras nos primeiros e segundos anos do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Educação da cidade de Itabirito/MG. Para o desenvolvimento da investigação, recorremos à abordagem qualitativa e utilizamos como instrumentos de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, o questionário, a entrevista semiestruturada e a análise de documentos oficiais relacionados à rede. Os referenciais teóricos são os estudos sobre letramento(s), e também as consecutivas investigações sobre as diferentes formas de letramento, como o conceito de letramento literário, além do diálogo com estudiosos que têm como foco o ensino de literatura e a formação de leitores literários. A pesquisa oferece elementos importantes para a compreensão do trabalho significativo com a literatura infantil e aponta subsídios para o desenvolvimento de estratégias metodológicas adequadas para a formação de leitores literários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hércules Tolêdo Corrêa, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Doutor em Educação pela UFMG. Mestre em Letras: Estudos Linguísticos pela UFMG. Graduado em Letras pela UFMG. Professor Associado da Universidade Federal de Ouro Preto/ MG.

Rosângela Márcia Magalhães, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Doutora em Educação pela UFOP. Mestre em Educação pela UFOP. Graduada em Letras pela UFOP. Professora Adjunta da Universidade Federal de Ouro Preto/MG.

Referências

ANTUNES, Benedito. O ensino de literatura hoje. Fronteiras: revista digital do programa de estudos pós-graduados em literatura e crítica literária. São Paulo: v. 14, julho, 2015. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/fronteiraz/article/view/22456 Acesso em: 16 de jul. de 2019.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução: Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Batista. Porto: Porto Editora, 1994.

BRITTO, Luiz Percival Leme. Contra o consenso: cultura escrita, educação e participação. Campinas: Mercado de Letras, 2003.

CADEMARTORI, L.O professor e a literatura: para pequenos, médios e grandes. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora, 2009. 128 p.

CADEMARTORI, L. O que é literatura infantil? 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 2010. 80 p. (Coleção Primeiros Passos)

CADEMARTORI, L. Literatura Infantil. Glossário Ceale. Termos de Alfabetização, Leitura e Escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG, Faculdade de Educação, 2014. Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale. Acesso em: 23 julho de 2020.

CANDIDO, A. O direito à literatura. In: Vários escritos. 5. ed. corrigida pelo autor. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011. p. 171-193.

CORRÊA, Hércules Tolêdo. Pacto ficcional. Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014. Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale. Acesso em: 23 julho de 2020.

COSSON, Rildo. Letramento literário. Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014. Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale. Acesso em: 23 julho de 2020.

COSSON, Rildo. Letramento literário: educação para vida. Vida e Educação, Fortaleza, v. 10, p. 14-16, 2006.

COSSON, Rildo. O espaço da literatura na sala de aula. In: PAIVA, Aparecida, MACIEL, Francisca, COSSON. Rildo. (Coord.). Literatura: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. (Coleção Explorando o Ensino; v. 20). p. 55-69.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2012.

COSSON, Rildo. Paradigmas do ensino de literatura. São Paulo: Contexto, 2020. 224 p.

LAJOLO, Marisa. Literatura: Leitores & Leitura. São Paulo: Moderna, 2001.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MACHADO, Maria Zélia Versiani. Entrevista concedida ao blog Escrita Brasil, 30 de julho de 2008. Disponível em: http://escritabrasil.blogspot.com/2008/07/letramento.html. Acesso 26 de junho de 2021.

PAIVA, Aparecida. Alfabetização e Leitura Literária. A leitura literária no processo de alfabetização: a mediação do professor. In: Práticas de leitura e escrita/ Maria Angélica Freire de Carvalho, Rosa Helena Mendonça (orgs.) – Brasília: Ministério da Educação, 2006, 180 p.

PAULINO, Graça. Formação de leitores: a questão dos cânones literários. Revista Portuguesa de Educação, v. 17, n. 1, p. 47-62, 2004. Disponível em: https:// www.redalyc.org/pdf/374/37417104.pdf. Acesso em: 10 jun. 2020

PAULINO, Graça e COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, Regina e ROSING, Tânia. Escola e Literatura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009. p. 61-79.

PAULINO, Graça. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy, BRINA, Heliana, MACHADO, Maria Zélia (orgs). A Escolarização da Leitura Literária: O Jogo do Livro Infantil e Juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. 172 p.
PAULINO, Graça. Leitura literária, Glossário Ceale. Termos de Alfabetização, Leitura e Escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG, Faculdade de Educação, 2014. Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale. Acesso em: 23 julho de 2020.

PAULINO, Graça. Funções e disfunções do livro para crianças. In: ROSA, C. M.. Letramento Literário. Revista Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa, Brasil, São Paulo, volume 1, nº. 11, pp. 188 - 195, set. 2011. Disponível em: http://www.acoalfaplp.net. Acesso em 02 de junho de 2021.

ROUXEL, Annie. Aspectos metodológicos do ensino da literatura. In: DALVI, M. A.; REZENDE, N. L. de; JOVER-FALEIROS, Rita. Leitura de literatura na escola. São Paulo, SP: Parábola, 2013.

SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In EVANGELISTA, Aracy; BRINA, H. & MACHADO, M. Zélia (Org.). A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. 2.ed. Belo Horizonte: CEALE/ Autêntica, 2006.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2ª Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.


ZILBERMAN, Regina. Sim, a literatura educa. In: ZILBERMAN, Regina; SILVA, Ezequiel Theodoro da. Literatura e Pedagogia: ponto e contraponto: Porto Alegre: Mercado Aberto, 1990.

ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. 10ª ed: São Paulo: Global, 1998.

ZILBERMAN, Regina; SILVA, Ezequiel Theodoro da. Literatura e pedagogia: ponto & contraponto. Porto Alegre: Global, 2008.
Publicado
2023-06-27
Como Citar
Tolêdo Corrêa, H., & Magalhães, R. M. (2023). O ENSINO DE LITERATURA INFANTIL EM UMA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS. Revista Extensão, 7(1), 134-148. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/7989