A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NA REDE REGULAR DE ENSINO E A CONTRIBUIÇÃO DO AEE PARA ASSEGURAR ESSA PROPOSTA

Palavras-chave: AEE. Escola. Inclusão. Surdez.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo levar a escola e a equipe pedagógica a refletirem sobre o ensino e aprendizagem e a inclusão de alunos surdos no ensino regular. A escola inclusiva deve contemplar ações que assegure o pluralismo cultural dos seus alunados e buscar subsidiar a adaptação desses sujeitos na escola. Sendo assim, a Unidade Escolar deve adaptar-se, refletindo sobre a proposta de educação inclusiva destas pessoas baseada no Atendimento Educacional Especializado preconizado pelas diretrizes do MEC, propondo neste trabalho uma análise dos aspectos positivos e negativos deste tipo de atendimento, com vistas aos desafios e vantagens encontrados em sua aplicabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline de Aquino Miranda Mendonça, Secretaria de Educação do Estado do Tocantins (SEDUC-TO)

Graduada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins. Pós-graduada em Geografia pela Faculdade Rio Sono. 

Elba de Almeida Silva, Secretaria de Educação do Estado do Tocantins (SEDUC-TO)

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UFPA). Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Libras pelo Instituto Darwin. 

Paula Arianny Pedroza da Silva, Secretaria de Educação do Estado do Tocantins (SEDUC-TO)

Graduada em Administração pela Unopar. 

 

Paulo Pedroza de Souza, Secretaria de Educação do Estado do Tocantins (SEDUC-TO)

Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará.

Publicado
2023-06-27
Como Citar
de Aquino Miranda Mendonça, A., de Almeida Silva, E., Pedroza da Silva, P. A., & Pedroza de Souza, P. (2023). A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NA REDE REGULAR DE ENSINO E A CONTRIBUIÇÃO DO AEE PARA ASSEGURAR ESSA PROPOSTA. Revista Extensão, 7(1), 79-88. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/7970