RECONFIGURANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA POR MEIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Abstract

Devido a pandemia de Covid-19 diversos âmbitos necessários à sociedade precisaram de reconfiguração como forma de manutenção e continuidade de suas atividades. Assim se desenvolveu o ensino remoto emergencial (ERE), que impulsionou o processo de readaptação dos professores. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo descrever e refletir sobre o processo de construção identitária do docente em formação inicial com base na prática da disciplina de Estágio Supervisionado de Lingua(gens) no Ensino Fundamental II, realizada por meio do Curso de Letras Português da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Além de discutir a respeito da abordagem utilizada para as práticas de leitura literária nas turmas de 6° e 7° ano. Essa vivência de ensino em um contexto novo, permitiu que as estagiárias refletissem criticamente acerca de sua formação identitária como docente e contribuiu como vivência de ensino.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Chrisllayne Farias da Silva, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade (PPGLI) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e graduada do Curso de Letras-Português pela mesma instituição, Campina Grande, Paraíba, Brasil. 

Thaís Calixto Felipe de Sousa, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Thaís Calixto Felipe de Sousa. Graduada pelo Curso de Licenciatura em Letras - Português da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, Campina Grande, Paraíba, Brasil. 

Jade Barros de Castro, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Jade Barros de Castro. Graduanda pelo Curso de Licenciatura em Letras - Português da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, Campina Grande, Paraíba, Brasil. 

References

ALANA, J. Na véspera de São João. In: AVILA, N.; LÍRIO, N. Histórias perdidas. Rio de Janeiro, 2021, p. 210-217.

AYALA, M. AYALA, M. I. N. Cultura Popular no Brasil. São Paulo: Editora Ática, 1987.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília/DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em 29 mar. 2022.

BRANDÃO, C. R. O que é Folclore? 4ª ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1984.
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2019.
FELÍCIO, H. M. S.; OLIVEIRA, R. A; A formação prática de professores no estágio curricular. Curitiba/Editora UFPR: Educar, n. 32, p. 215-232, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/Dv5GXZrkpBcJ4YjqBthZrDt/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 15 mar. 2022.

FERRAZ, R. D.; FERREIRA, L. G. ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: ENTRE A EXPECTATIVA E A RESSIGNIFICAÇÃO. Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1-28, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/8963. Acesso em 28 mar. 2022.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro. 11.ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2005, p. 15-34.

PEREIRA, A. S. et al. Metodologia da pesquisa científica. 1. ed. – Santa Maria: UFSM, NTE, 2018.

SOUZA, E.M.F.; FERREIRA, L. G. Ensino remoto emergencial e o estágio supervisionado nos cursos de licenciatura no cenário da Pandemia COVID 19. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 13, n. 32, p. 85, 2020. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7641432. Acesso em 18 mar. 2022.
Published
2023-06-27
How to Cite
Farias da Silva, C., Calixto Felipe de Sousa, T., & Barros de Castro, J. (2023). RECONFIGURANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA POR MEIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. Revista Extensão, 7(1), 7-20. Retrieved from https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/7962