DESENVOLVENDO A SOCIOINTERAÇÃO NA TERCEIRA IDADE POR MEIO DE PRÁTICAS LINGUAGEIRAS

  • Alexandre Peixoto Silva Universidade de Gurupi (UnirG)
  • Isabela Santana Brandão Universidade de Gurupi (Unirg)
  • Jhennifer Silva Carvalho Universidade de Gurupi (Unirg)
  • Maynara Nogueira Lemos Universidade de Gurupi (UnirG)

Resumen

Este estudo é o resultado de ações desenvolvidas por intermédio das atividades práticas de extensão curricularizada do Curso de Letras da Universidade de Gurupi – UnirG, que teve como objetivo trabalhar as práticas linguageiras no intuito potencializar a interação e socialização entre os idosos internos de um asilo da cidade de Gurupi e comunidade local. Verifica-se que boa parte dos residentes é esquecida pela comunidade e, além disso, vale ressaltar que muitos desses idosos são vítimas de abandono familiar, perdendo gradativamente não somente os seus laços sociais, mas também familiares e afetivos. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, desenvolvido por intermédio da metodologia da pesquisa-ação em que se busca minimizar o distanciamento social dessa população por intermédio da linguagem. O referido projeto de extensão tem como objetivo escutar as narrativas orais dos idosos, para posteriormente transcrevê-las por meio de contos – resgatando suas memórias, raízes e costumes – publicando-os em uma coletânea. Após o término das ações, como resultados, foi alcançada a possibilidade de socializar as histórias de vida não somente entre os próprios residentes (para que um conhecesse melhor a história de vida do outro), mas também partilhar tais relatos com a sociedade em geral.

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Biografía del autor/a

Alexandre Peixoto Silva, Universidade de Gurupi (UnirG)

Graduado em Letras Português/Inglês pela Universidade de Uberaba. Especialista no Processo de Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa pela Faculdade de Educação São Luís (FAESL). Mestre em Letras, com ênfase em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).. Coordenador do Curso de Letras da Universidade de Gurupi (UnirG). Coordenador Institucional do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade de Gurupi (CAPES/UnirG - Processo SEI: 23038.007036/2022-14). Professor efetivo da Universidade de Gurupi (UnirG), com dedicação exclusiva, atuando na área de Língua Portuguesa, Linguística textual e Sociolinguística nos eixos do ensino, da pesquisa e da extensão da UnirG. 

Isabela Santana Brandão, Universidade de Gurupi (Unirg)

Acadêmica do 5º período do Curso de Letras da Universidade de Gurupi. Bolsista CAPES/Pibid 2022/2024. 

Jhennifer Silva Carvalho, Universidade de Gurupi (Unirg)

Acadêmica do 5º período do Curso de Letras da Universidade de Gurupi. Bolsista CAPES/Pibid 2022/2024.   

Maynara Nogueira Lemos, Universidade de Gurupi (UnirG)

Acadêmica do 5º período do Curso de Letras da Universidade de Gurupi. Bolsista CAPES/Pibid 2022/2024. 

Citas

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Publicado
2023-06-27
Cómo citar
Peixoto Silva, A., Santana Brandão, I., Silva Carvalho, J., & Nogueira Lemos, M. (2023). DESENVOLVENDO A SOCIOINTERAÇÃO NA TERCEIRA IDADE POR MEIO DE PRÁTICAS LINGUAGEIRAS. Revista Extensão, 7(1), 71-78. Recuperado a partir de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/7800