A INTERIORIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA: UM ESTUDO NO POLO DE OEIRAS DO PARÁ DO CAMPUS DE CAMETÁ – UFPA

Resumen

Este texto apresenta os resultados parciais das ações do projeto intitulado “A INTERIORIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA: um estudo no polo de Oeiras do Pará do Campus de Cametá – UFPA”. Este projeto estrutura-se em torno da ideia de investigar a difícil trajetória da maioria dos jovens, entre a “escola pública” de Ensino Médio e a “universidade pública. Nesse sentido, o artigo tem como objetivo identificar e analisar os números de vagas ofertadas nas universidades públicas do Estado do Pará. A pesquisa se configura dentro da abordagem qualitativa, sendo desenvolvida em três fases, que englobam a revisão de literatura, pesquisa de campo e a sistematização e análise dos dados. Conclui-se que, para pesquisar esses jovens possibilita entendermos as transformações nas demandas e nas práticas escolares, assim como no perfil dos estudantes na sociedade contemporânea, representa uma necessidade para a pesquisa e as políticas educacionais em todos os níveis do ensino brasileiro.

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Biografía del autor/a

Ruth Lisboa Pantoja, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Pedagoga pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA) - Campus Universitário do Tocantins, Cametá, Pará, Brasil.  

João Batista do Carmo Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Pará - Campus Universitário do Tocantins, vinculado à Faculdade de Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC), Cametá, Pará, Brasil. 

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Publicado
2023-06-27
Cómo citar
Lisboa Pantoja, R., & Batista do Carmo Silva, J. (2023). A INTERIORIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA: UM ESTUDO NO POLO DE OEIRAS DO PARÁ DO CAMPUS DE CAMETÁ – UFPA. Revista Extensão, 7(1), 33-45. Recuperado a partir de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/7774