DE UMA EXPERIÊNCIA EMPÍRICA PARA UMA REFLEXÃO TEÓRICA
Resumo
Neste estudo o objetivo é compreender a relação teoria e prática a partir da problematização de experiências vivenciadas no Projeto Vida Feliz, as quais são analisadas com base em dois instrumentais: resiliência e filosofia clínica. Estes instrumentos contribuem para um percurso pedagógico integrativo desenvolvido nas seguintes etapas: anamnese, diagnóstico, plano de ação/plano terapêutico e intervenção interdisciplinar integrativa na prática pedagógica. A experiência é a base da reflexão para pensar e agir. O método é de abordagem qualitativa, baseado na sistematização de experiências, o que requer seguir um procedimento estratégico e planejado que preveja as variáveis do processo pedagógico. A relação teoria e prática exige, portanto, não só a integração de recursos, mas também de teorias e métodos para organizar, ordenar e sistematizar experiências de vida. Concluímos que a busca por novas ferramentas para o trabalho pedagógico permitiu o desenvolvimento de uma metodologia integrativa, uma melhor qualificação dos professores no projeto e, especialmente, o desenvolvimento positivo de habilidades de enfrentamento e melhoria do desempenho escolar das crianças e dos adolescentes.
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