DE UMA EXPERIÊNCIA EMPÍRICA PARA UMA REFLEXÃO TEÓRICA

Palavras-chave: Resiliência. Filosofia clínica. Intervenção interdisciplinar. Prática pedagógica.

Resumo

Neste estudo o objetivo é compreender a relação teoria e prática a partir da problematização de experiências vivenciadas no Projeto Vida Feliz, as quais são analisadas com base em dois instrumentais: resiliência e filosofia clínica. Estes instrumentos contribuem para um percurso pedagógico integrativo desenvolvido nas seguintes etapas: anamnese, diagnóstico, plano de ação/plano terapêutico e intervenção interdisciplinar integrativa na prática pedagógica. A experiência é a base da reflexão para pensar e agir. O método é de abordagem qualitativa, baseado na sistematização de experiências, o que requer seguir um procedimento estratégico e planejado que preveja as variáveis do processo pedagógico. A relação teoria e prática exige, portanto, não só a integração de recursos, mas também de teorias e métodos para organizar, ordenar e sistematizar experiências de vida. Concluímos que a busca por novas ferramentas para o trabalho pedagógico permitiu o desenvolvimento de uma metodologia integrativa, uma melhor qualificação dos professores no projeto e, especialmente, o desenvolvimento positivo de habilidades de enfrentamento e melhoria do desempenho escolar das crianças e dos adolescentes.

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Biografia do Autor

Hedi Maria Luft, Faculdade de Balsas (Unibalsas)

Doutorado em Educação pela Universidade do Vale dos Sinos-RS, Professora da Faculdade de Balsas – MA.

Aires de Sousa Santos, Université Libre des Sciences de L'homme de Paris (ULSHP)

Mestrado em Ciência da Educação pela Université Libre des Sciences de L'homme de Paris/França.

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Publicado
2024-02-16
Como Citar
Luft, H. M., & de Sousa Santos, A. (2024). DE UMA EXPERIÊNCIA EMPÍRICA PARA UMA REFLEXÃO TEÓRICA. Revista Extensão, 8(1), 19-29. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/7345
Seção
Artigos