A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A TEMÁTICA DA PESCA NAS ESCOLAS RIBEIRINHAS NO MUNICÍPIO DE TOCANTINÓPOLIS-TO
Resumo
O presente texto tem como objetivo reconhecer que a Educação Ambiental é um campo de disputa nos diversos espaços sociais, uma vez que estamos inseridos numa sociedade capitalista que prega um falso “discurso sustentável”. O estudo é parte de uma pesquisa de mestrado que considera que a pesca é uma temática pertinente para abordar questões da EA nas escolas ribeirinhas. O estudo foca na Educação Ambiental Popular, com as bases epistemológicas do filósofo e educador brasileiro Paulo Freire., O autor defende que por meio da educação podemos nos libertar desse sistema predatório, uma vez que a educação para o autor muda as pessoas - estas sim, podem modificar o mundo. O estudo é uma revisão bibliográfica, que se dá através da pesquisa qualitativa, de natureza exploratória. Portanto, os resultados mostram que a Educação Ambiental popular se mostra necessária para que possamos alcançar um modelo sustentável de sociedade. Porém, ainda é presente na atual conjuntura é uma Educação Ambiental comportamental, pautada na tecnicidade e fragmentada em ações isoladas em detrimento de uma concepção mais coletiva e crítica em relação ao modelo societário dominante.
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