TRANSEXUAIS, LEGISLAÇÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS E PROBLEMÁTICAS ATUAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

  • Renata Rodrigues de Castro Rocha Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Vanildo Lisboa Veloso Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Isadora Santos Torres Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Lara Nepomuceno Rios Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • João Pedro Borges de Souza Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Gabriel Moraes Rocha Severiano Universidade Federal do Tocantins (UFT)
Palavras-chave: Campanhas. Webnário. Extensão. Transexual.

Resumo

O presente Relato de Experiência tem como objetivo apresentar a ação de extensão na forma de campanha na rede social Instagram e webnário com o tema ‘transexuais, legislação, políticas públicas e problemáticas atuais’, visando fomentar o debate e dar visibilidade ao tema proposto. Essa ação foi promovida no âmbito das disciplinas de Seminários Interdisciplinares I, II e III, do curso de Direito, da Universidade Federal do Tocantins, e sendo uma atividade de pesquisa-ação por meio de projeto de extensão. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica para o planejamento e a execução das ações. Ao final da campanha na rede social Instagram, foram coletados os dados de alcance, assim como, ao final do webnário, foi aplicado um questionário avaliativo aos presentes sobre conhecimento do tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Rodrigues de Castro Rocha, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutora em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professora do curso de Direito da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Vanildo Lisboa Veloso, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduando de Direito pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) - Palmas.

Isadora Santos Torres, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduanda de Direito pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) - Palmas.

Lara Nepomuceno Rios, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduanda de Direito pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) - Palmas

João Pedro Borges de Souza, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduando de Direito pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) - Palmas.

Gabriel Moraes Rocha Severiano, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduando de Direito pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) - Palmas.

Referências

BEAUVOIR, Simone de. O Segundo Sexo, v. II. 2ª ed. Tradução Sérgio Milliet. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1967.

BENEVIDES, Bruna e NOGUEIRA, Sayonara. Dossiê: assassinatos e violência contra travestis e transexuais brasileiras em 2020. Disponível em: https://antrabrasil.files.wordpress.com/2021/01/dossie-trans-2021-29jan2021 .pdf . Acesso em: 11 abr. 2021

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

CENTRO LATINO AMERICANO EM SEXUALIDADE E DIREITOS HUMANOS (CLAM). Princípios de Yogyakarta: princípios sobre a aplicação da legislação internacional de direitos humanos em relação à orientação sexual e identidade de gênero. Rio de Janeiro: Clam, 2007. Disponível em: http://www.clam.org.br/pdf/principios_de_yogyakarta.pdf. Acesso em: 10 abr. 2021.

GUEDES, Maria Eunice F. Gênero o que é isso?. Psicologia: Ciência e Profissão, Volume: 41, Número: spe4, Brasília, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/np6zGkghWLVbmLtdj3McywJ/?lang=pt Acesso em: 15 out. 2021.

MARTINS, Paulo A. M. Transexualidade e seus reflexos jurídicos no ordenamento jurídico brasileiro e iraniano. III Seminário Internacional de Direito, UNISAL, Lorena, 2014. Disponível em: http://www.lo.unisal.br/direito/semidi2014/publicacoes/livro4/Paulo%20Adroir%20Magalh%C3%A3es%20Martins.pdf Acesso em: 21 out. 2021

VEIGA JUNIOR, Hélio. O Direito de pertencer a si mesmo: a despatologização do transexualismo e sua regulamentação jurídica como um direito fundamental ao gênero. Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado em Direito da UNESP. Franca, 2016. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle /11449/137885/veigajunior_h_me_fran_int.pdf?se- . Acesso em: 10 abr. 2021.

Publicado
2022-01-28
Seção
Relatos de Experiência