TRANSEXUAIS, LEGISLAÇÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS E PROBLEMÁTICAS ATUAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Resumo
O presente Relato de Experiência tem como objetivo apresentar a ação de extensão na forma de campanha na rede social Instagram e webnário com o tema ‘transexuais, legislação, políticas públicas e problemáticas atuais’, visando fomentar o debate e dar visibilidade ao tema proposto. Essa ação foi promovida no âmbito das disciplinas de Seminários Interdisciplinares I, II e III, do curso de Direito, da Universidade Federal do Tocantins, e sendo uma atividade de pesquisa-ação por meio de projeto de extensão. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica para o planejamento e a execução das ações. Ao final da campanha na rede social Instagram, foram coletados os dados de alcance, assim como, ao final do webnário, foi aplicado um questionário avaliativo aos presentes sobre conhecimento do tema.
Downloads
Referências
BEAUVOIR, Simone de. O Segundo Sexo, v. II. 2ª ed. Tradução Sérgio Milliet. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1967.
BENEVIDES, Bruna e NOGUEIRA, Sayonara. Dossiê: assassinatos e violência contra travestis e transexuais brasileiras em 2020. Disponível em: https://antrabrasil.files.wordpress.com/2021/01/dossie-trans-2021-29jan2021 .pdf . Acesso em: 11 abr. 2021
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
CENTRO LATINO AMERICANO EM SEXUALIDADE E DIREITOS HUMANOS (CLAM). Princípios de Yogyakarta: princípios sobre a aplicação da legislação internacional de direitos humanos em relação à orientação sexual e identidade de gênero. Rio de Janeiro: Clam, 2007. Disponível em: http://www.clam.org.br/pdf/principios_de_yogyakarta.pdf. Acesso em: 10 abr. 2021.
GUEDES, Maria Eunice F. Gênero o que é isso?. Psicologia: Ciência e Profissão, Volume: 41, Número: spe4, Brasília, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/np6zGkghWLVbmLtdj3McywJ/?lang=pt Acesso em: 15 out. 2021.
MARTINS, Paulo A. M. Transexualidade e seus reflexos jurídicos no ordenamento jurídico brasileiro e iraniano. III Seminário Internacional de Direito, UNISAL, Lorena, 2014. Disponível em: http://www.lo.unisal.br/direito/semidi2014/publicacoes/livro4/Paulo%20Adroir%20Magalh%C3%A3es%20Martins.pdf Acesso em: 21 out. 2021
VEIGA JUNIOR, Hélio. O Direito de pertencer a si mesmo: a despatologização do transexualismo e sua regulamentação jurídica como um direito fundamental ao gênero. Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado em Direito da UNESP. Franca, 2016. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle /11449/137885/veigajunior_h_me_fran_int.pdf?se- . Acesso em: 10 abr. 2021.