MONITORAMENTO DE VAZÃO NO CÓRREGO TRANQUEIRA - REGIÃO CENTRAL DO ESTADO DO TOCANTINS

Palavras-chave: Recursos Hídricos. Ciências Ambientais. Método Flutuador.

Resumo

A água, recurso natural de extrema importância para a sobrevivência do homem, tem sido extraída de forma acelerada por diversos setores que têm interferido no ciclo, alterando a qualidade e quantidade da água. Muitos países já sofrem com a escassez hídrica, fazendo necessária a aplicação de legislações nacionais e internacionais para o controle das atividades que a usam e as resoluções de possíveis conflitos. O estudo objetivou-se em monitoramento no córrego Tranqueira – região central do Estado do Tocantins. Trata-se de uma pesquisa de campo, de metodologia qualitativa, exploratória e descritiva, onde buscou-se melhor entendimento sobre o Monitoramento de vazão no córrego Tranqueira – Região Central do Estado do Tocantins, no município de Guaraí-TO. Com base nos resultados obtidos o método flutuador mostrou-se adequada para medição de vazão de córregos com pouca quantidade d’água, a curva chave mostrou-se ajustado para medições diárias utilizando a cota da régua linimétrica com os parâmetros na primeira medição 1,5934m3s-1, após uma semana verificação passou para 1,7612m3s-1, o comportamento fluvial do córrego no período apresentou um aumento de 0,1678m3s-1.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Reobbe Aguiar Pereira, Instituto Educacional Santa Catarina - Faculdade Guaraí (IESC)

Doutorado em andamento em Engenharia Biomédica pela UNIVBRASIL. Mestre em Ciências Ambientais pela UNIVBRASIL. Graduação em Bacharel em Enfermagem pela Faculdade Guaraí (FAG). Enfermeiro e professor do Instituto Educacional Santa Catarina - Faculdade de Guaraí. 

Adriana Keila Dias, Instituto Educacional Santa Catarina-Faculdade Guaraí (FAG- IESC)

Doudoranda em Engemharia Biomédica pela Universidade Brasil. Mestra em Ciências Ambientais pela Universidade Brasil. Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Luterana do Brasil ULBRA-Palmas-TO (2005). Atualmente é docente do curso de Enfermagem do Instituto Educacional Santa Catarina-Faculdade Guaraí (FAG- IESC). Lotada como enfermeira na Secretaria Estadual da Saúde - SES-DF. 

Nanci do Nascimento Souza, Universidade Brasil (UB)

Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Brasil - São Paulo/SP, 2020. Especialista em Gestão de Movimentos Sociais e Políticas Públicas - UNIMINAS - Uberlândia/MG, 2007. Especialista em Gestão de Empresas de Saúde - Faculdade de Ciências Médicas (CMV), Belo Horizonte/MG, 2009. Graduação em Serviço Social - UNILAGO - São José do Rio Preto/SP, 1998. Docente na Faculdade de Frutal (FAF)

Referências

BORTOLUZZI, Leandro Neri; FERNANDEZ, Oscar Vicente Quinonez. Medição da vazão líquida em pequenos cursos d’agua de Marechal Cândido Rondon (PR). ISSN 0103-1538, 2008.

BRASIL, Ministério do Meio Ambiente. Resolução no 430, de 13 de maio de 2011. Conselho nacional do meio ambiente-CONAMA. Conselho Nacional do Meio Ambiente.

CARVALHO, Thiago Morato de. Técnicas de medição de vazão por meios convencionais e não convencionais. RBGF – Rev. Bras. Geografia Física Recife-PE, vol. 01, n.01, 2008, 73-85.

NASCIMENTO, JML. and CURI, RC. A interface da responsabilidade social na gestão de recursos naturais. Gestão sustentável dos recursos naturais: uma abordagem participativa. Campina Grande: EDUEPB, 2013. Available from SciELO.

PALHARES, Julio C.P.; et al., Medição da Vazão em Rios pelo Método do Flutuador. Versão Eletrônica, Concórdia-SC, julho, 2007.

PEREIRA, A.S. et al., Metodologia da pesquisa científica. [e-book]. Santa Maria. Ed. UAB/NTE/UFSM, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15824/Lic_Computacao_Metodologia-Pesquisa-Cientifica.pdf?sequence=1.

TUCCI, CARLOS E. M. Hidrologia: Ciência e Aplicação. 4 Ed. Editora UFRGS. 2007.

Publicado
2022-01-28
Como Citar
Aguiar Pereira, R., Keila Dias, A., & do Nascimento Souza, N. (2022). MONITORAMENTO DE VAZÃO NO CÓRREGO TRANQUEIRA - REGIÃO CENTRAL DO ESTADO DO TOCANTINS. Revista Extensão, 5(3), 149-159. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/6239
Seção
Artigos