“CÁ ENTRE NÓS”: A DIALOGICIDADE E A INTERAÇÃO POR MEIO DO FÓRUM DE DEBATES
Resumo
A extensão como um dos pilares da Universidade, em conjunto do ensino e a pesquisa, é uma importante ferramenta para a construção de uma sociedade mais justa por meio do conhecimento e da dialogicidade. Diante dessa concepção, ocorreu no âmbito da Universidade de Pernambuco (UPE) – Campus Salgueiro, o Fórum Permanente de Debates em Gestão Organizacional, denominado “Cá entre nós: nossa conversa de sábado”, que teve duração de 1 (um) ano. Com intuito de avaliar essa atividade, apresenta-se o presente artigo. Para tanto utilizou-se de uma abordagem da metodologia qualitativa, dispondo de relatos dos participantes em questionários avaliativos. Deste modo, os principais resultados foram: o estreitamento das relações entre a academia e o mundo profissional, as impressões positivas dos participantes e a troca de experiências entre a instituição de ensino e a comunidade. Como fator negativo pontua-se a localização, pois o prédio sede situava-se a uma distância considerável até o centro do município, fator que dificultava o acesso. De modo geral, percebe-se que tal modalidade extensionista proporcionou um espaço interativo entre os participantes, capaz de fornecer uma maior aproximação da universidade com a sociedade.
Downloads
Referências
AMARAL FILHO, Marcelo Severino do; BRANDÃO, Wanderberg Alves; MENDES, Josiete da Silva; SILVA, José Alisson Nambuco Amorim da; CRUZ, Tatyane Veras de Queiroz Ferreira da; OLIVEIRA, Danillo Rodrigues Silva Bento. A experiência de debates como estratégia de extensão na Universidade de Pernambuco (UPE). In: Encontro Nacional de Estudos Organizacionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2019, Fortaleza, Ceará, 10. ed. Anais [...], Fortaleza, 2019, p. 1-9.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 70. ed. São Paulo: Persona, 1979.
BRASIL. Lei nº 19.851, de 11 de abril de 1931. Dispõe sobre o Ensino Superior no Brasil. Legislação Informatizada. Brasília, DF, 11 abr. 1931. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-19851-11-abril-1931-505837-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 12 set. 2021.
BRASIL. Lei nº 4.204, de 20 de dezembro de 1961. Dispõe sobre as Bases da Educação Nacional. Legislação Informatizada. Brasília, DF, 20 dez. 1961. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 12 set. 2021.
CAMPOS, Claudinei José Gomes. Método na Análise de Conteúdo: Ferramenta para a análise de dados qualitativos no campo da saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 57, n. 5, p. 611-614, 2004.
FORPROEX - Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Extensão Universitária: Organização e Sistematização. Belo Horizonte: Coopmed, 2007.
FORPROEX - Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus: Imprensa Universitária, 2015.
FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 2. ed. São Paulo: Editora Atlas SA, 2002.
GOLLMUS, Nicolas Schöngut; TARRÉS, Joan Pujol. Relatos metodológicos: difractando experiências narrativas de investigación. Fórum Qualitative Social Research, v. 16, n. 2, p. 1-24, 2015.
NOGUEIRA, Maria das Dores Pimentel; SANTOS, Sonia Regina Mendes dos; MEIRELLES, Fernando Setembrino Cruz; SOUZA, Ana Inês; CUNHA, Edite da Penha; GUIMARÃES, Marilia Barcellos; SERRANO, Rossana Souto Maior. Avaliação da Extensão Universitária: Práticas e Discussões da Comissão Permanente de Avaliação da Extensão. 8. ed. Belo Horizonte, MG: Coopmed, 2013.
OLIVEIRA, Fernanda; GOULART, Patrícia Martins. Fases e faces da extensão universitária: rotas e concepções. Revista Ciência em Extensão, v. 11, n. 3, p. 8-27, 2015.
PEREIRA, Adriana Soares; SHITSUKA, Dorlivete Moreira; PARREIRA, Fabio José; SHITSUKA, Ricardo. Metodologia da Pesquisa Científica. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, 2018.
RECHE, Daniella; GRITTI, Isabel Rosa; LAURETT, Camila Chaves Rael; ZWIRTES, Michele Katchuça; PAULA, Débora Classen de. Café com Memória: As Narrativas da Construção do Espaço Urbano e Social de Erechim. In: Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, 2013, Erechim, RS, Anais [...] Erechim, 2013, p. 1-4.
SOUZA, Dominique Guimarães de; MIRANDA, Jean Carlos; SOUZA, Fabiano dos Santos. Breve histórico acerca da criação das universidades no Brasil. Revista Educação Pública, v. 19, n. 5, p. 1-5, 2019.
SOUZA, Gustavo Costa de; SANTOS, Lidiane Souza; MOREIRA, Samantha Thais Baião. Ciclo de Debates de Políticas Públicas: aproximando a comunidade ao curso de Administração Pública da UFLA. Interagir: pensando a extensão, n. 22, p. 121-132, 2016.
UPE - Universidade de Pernambuco. Modalidades de Ações. Disponível em: http://www.upe.br/modalidades-de-acoes.html. Acesso em: 31 de março de 2020.