A IMPORTÂNCIA DA LEITURA COMO INSTRUMENTO DE CONHECIMENTO E QUALIDADE DE VIDA DA CRIANÇA

  • Raquel Milhomem Cardoso Viana Faculdade de Araguatins (FAIARA)
  • Regiane Morais de Sousa Carneiro Faculdade de Araguatins (FAIARA)
  • Rodrigo Vieira do Nascimento Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) https://orcid.org/0000-0002-6699-164X
Palavras-chave: Educação. Língua Portuguesa. Leitura e Literatura.

Resumo

São inúmeros os benefícios da leitura, tais como, a ampliação de conhecimentos, a formulação de novas ideias e o enriquecimento do vocabulário. Além disso, prepara o leitor para um bom relacionamento social e aguça a imaginação, a criatividade, a sensibilidade, o senso crítico e o poder argumentativo. Todavia, trata-se de uma habilidade que precisa ser desenvolvida, estimulada e despertada. Em sala de aula, principalmente nos anos iniciais, para além da decodificação, o aluno deve ser condicionado à prática e ao hábito da leitura. Assim, são importantes metodologias pedagógicas estimulantes, inovadoras, dialógicas, transversais e interdisciplinares. Nesse sentido, este estudo, em seu objetivo geral, fundamenta-se em compreender a importância da leitura na qualidade de vida da criança como instrumento de conhecimento. Visa-se, ainda, refletir acerca das dificuldades enfrentadas pelos estudantes por não terem o hábito da leitura; retratar preliminarmente sobre a história da leitura no Brasil; pensar a respeito das práticas da leitura; e discutir acerca de como se dá a inserção da leitura no contexto social e educacional. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa se fundamentam ainda nas premissas investigativas dos métodos dedutivo, descritivo e explicativo. A pesquisa embasa-se em artigos, livros, documentos oficiais que discutem a temática, tai como Demo (2013), Gil (2016), Paulo Freire (2000), Prado (1996), BNCC (2018), LDB (1996). Concluiu-se que é preciso, em sala de aula, a adoção de estratégias de leitura assertivas e estimulantes, para que, de fato, possam incentivar as práticas sociais de leitura dos alunos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Milhomem Cardoso Viana , Faculdade de Araguatins (FAIARA)

Pós-graduanda em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Faculdade Integrada de Araguatins (FAIARA). Cursando Especialização em Inglês pela In Company de Imperatriz. Graduada em Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e respectivas Literatura, pela Faculdade de Araguatins (FAIARA). 

Regiane Morais de Sousa Carneiro , Faculdade de Araguatins (FAIARA)

Pós-graduanda em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Faculdade Integrada de Araguatins (FAIARA). Graduada em Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e respectivas Literatura, pela Faculdade de Araguatins (FAIARA). 

Rodrigo Vieira do Nascimento, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).  Docente na Faculdade Aberta do Tocantins (FAT) e na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). 

Referências

ALBA, Klebis. A importância do incentivo à leitura para o processo de formação do aluno, São Paulo, 2015. Disponível em: 17264_7813.pdf (bruc.com.br).

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Brasil. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://portal.mec.gov.

BRASIL ESCOLA. Literatura Infantil: a importância da literatura na alfabetização. Disponível em: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/literatura-infantil-a-importancia-da-literatura-na-alfabetizacao.htm

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 6. ed. Campinas: Autores Associados, 2003. Pag 86. Disponível em https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2009/1948_1956.pdf.

ISABELLE Peripolli, et al. A importância da leitura de fruição feita pelo professor em sala de aula para formação de alunos leitores e produtores de textos. Akrópolis, Umuarama, v.11, n.4, out./dez., 2003.

CORREIA, Luana Ferreira. O PIBID/PUC-Rio no cenário das políticas públicas educacionais experiências de impacto na formação de professores de geografia para a educação básica. Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/PUC_RIO-1_ddd57ed5a0e27b4eff7c0475da4c2422.

SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, Jan /Fev /Mar /Abr 2004 Nº 25.

BONAT, Debora. Métodos de abordagem e de procedimento – Videolivraria, Disponível em: http://www2.videolivraria.com.br/pdfs/14017.pdf.

GRANDO, K. B. O letramento a partir de uma perspectiva teórica: origem do termo, conceituação e relações com a escolarização. IX ANPED SUL, seminário de pesquisa em educação da região Sul, 2012. Projeto Observatório da Educação/CAPES, seminário de pesquisa da região sul, 2012, Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/3275/235.

Publicado
2022-01-28
Como Citar
Milhomem Cardoso Viana , R., Morais de Sousa Carneiro , R., & Vieira do Nascimento, R. (2022). A IMPORTÂNCIA DA LEITURA COMO INSTRUMENTO DE CONHECIMENTO E QUALIDADE DE VIDA DA CRIANÇA. Revista Extensão, 5(3), 7-15. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/6041
Seção
Artigos