A IMPORTÂNCIA DA LEITURA COMO INSTRUMENTO DE CONHECIMENTO E QUALIDADE DE VIDA DA CRIANÇA
Resumo
São inúmeros os benefícios da leitura, tais como, a ampliação de conhecimentos, a formulação de novas ideias e o enriquecimento do vocabulário. Além disso, prepara o leitor para um bom relacionamento social e aguça a imaginação, a criatividade, a sensibilidade, o senso crítico e o poder argumentativo. Todavia, trata-se de uma habilidade que precisa ser desenvolvida, estimulada e despertada. Em sala de aula, principalmente nos anos iniciais, para além da decodificação, o aluno deve ser condicionado à prática e ao hábito da leitura. Assim, são importantes metodologias pedagógicas estimulantes, inovadoras, dialógicas, transversais e interdisciplinares. Nesse sentido, este estudo, em seu objetivo geral, fundamenta-se em compreender a importância da leitura na qualidade de vida da criança como instrumento de conhecimento. Visa-se, ainda, refletir acerca das dificuldades enfrentadas pelos estudantes por não terem o hábito da leitura; retratar preliminarmente sobre a história da leitura no Brasil; pensar a respeito das práticas da leitura; e discutir acerca de como se dá a inserção da leitura no contexto social e educacional. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa se fundamentam ainda nas premissas investigativas dos métodos dedutivo, descritivo e explicativo. A pesquisa embasa-se em artigos, livros, documentos oficiais que discutem a temática, tai como Demo (2013), Gil (2016), Paulo Freire (2000), Prado (1996), BNCC (2018), LDB (1996). Concluiu-se que é preciso, em sala de aula, a adoção de estratégias de leitura assertivas e estimulantes, para que, de fato, possam incentivar as práticas sociais de leitura dos alunos.
Downloads
Referências
ALBA, Klebis. A importância do incentivo à leitura para o processo de formação do aluno, São Paulo, 2015. Disponível em: 17264_7813.pdf (bruc.com.br).
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Brasil. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://portal.mec.gov.
BRASIL ESCOLA. Literatura Infantil: a importância da literatura na alfabetização. Disponível em: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/literatura-infantil-a-importancia-da-literatura-na-alfabetizacao.htm
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 6. ed. Campinas: Autores Associados, 2003. Pag 86. Disponível em https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2009/1948_1956.pdf.
ISABELLE Peripolli, et al. A importância da leitura de fruição feita pelo professor em sala de aula para formação de alunos leitores e produtores de textos. Akrópolis, Umuarama, v.11, n.4, out./dez., 2003.
CORREIA, Luana Ferreira. O PIBID/PUC-Rio no cenário das políticas públicas educacionais experiências de impacto na formação de professores de geografia para a educação básica. Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/PUC_RIO-1_ddd57ed5a0e27b4eff7c0475da4c2422.
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, Jan /Fev /Mar /Abr 2004 Nº 25.
BONAT, Debora. Métodos de abordagem e de procedimento – Videolivraria, Disponível em: http://www2.videolivraria.com.br/pdfs/14017.pdf.
GRANDO, K. B. O letramento a partir de uma perspectiva teórica: origem do termo, conceituação e relações com a escolarização. IX ANPED SUL, seminário de pesquisa em educação da região Sul, 2012. Projeto Observatório da Educação/CAPES, seminário de pesquisa da região sul, 2012, Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/3275/235.