LITERATURA NEGRO-BRASILEIRA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Palavras-chave: Literatura Negro-Brasileira. Ensino Médio. Legislação 10.639/03.

Resumo

A presente proposta tem como objetivo atentar para a presença do ensino de literatura negro-brasileira como contribuinte para as discussões das relações étnico-raciais no Ensino Médio. É problematizada a literatura dessa autoria e sua possível contribuição para a formação de leitores. No mais, é observado como a literatura pode corroborar para a aplicabilidade da lei 10.639/03, em sala de aula. Para tanto, abordamos a narrativa Aramides Florença, presente na obra Insubmissas Lágrimas de Mulheres (2017). Este trabalho classifica-se como um estudo qualitativo, cujos procedimentos são desenvolvidos por meio da revisão bibliográfica com enfoque para as produções que vislumbram o âmbito dos Estudos Decoloniais e Teoria Literária.

 

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Biografia do Autor

Milena Santos de Jesus, Secretaria de Educação do Estado da Bahia - SEC

Professora da Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Nilson Carlos Nascimento , Secretaria de Educação do Estado da Bahia - SEC

Professor da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. 

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Publicado
2021-10-06
Como Citar
Santos de Jesus, M., & Nascimento , N. C. (2021). LITERATURA NEGRO-BRASILEIRA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS . Revista Extensão, 5(2), 26-34. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/5404
Seção
Artigos