A FORMAÇÃO INICIAL DE EDUCADORES MATEMÁTICOS NA PERSPECTIVA DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
Resumo
O foco deste artigo é a formação inicial de educadores matemáticos. A questão orientadora da investigação é a seguinte: quais as contribuições que o Subprojeto PIBID de Matemática fomenta na formação inicial de educadores matemáticos? A metodologia adotada se aproxima das pesquisas de natureza qualitativa por meio da realização de entrevistas semiestruturadas, e categorias emergentes definiram os procedimentos de análise. Dentre os resultados, destacam-se a imersão dos bolsistas no contexto escolar, a incorporação de referências a dimensões teóricas da Educação Matemática, o papel ativo dos professores supervisores como coformadores e o trabalho colaborativo realizado no âmbito do subprojeto, os quais permitem a constituição de espaços de aprendizagem para a formação inicial de educadores matemáticos.
Downloads
Referências
BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação: Uma Introdução à teoria e aos Métodos. Porto – PT: Porto Editora, 1994. 336 p. Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista.
BRASIL. CAPES/MEC. Pibid-Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. 2008. Disponível em:
BRASIL. CAPES/MEC. Programa novos talentos. 2014. Disponível em:
BRASIL. CAPES/MEC. Programa de apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores-Life. 2012. Disponível em:
BRASIL. CAPES/MEC. Observatório da Educação. 2008a. Disponível em:
BRASIL. CAPES/MEC. Formação de Professores da Educação Básica. 2012. Disponível em: < http://www.capes.gov.br/educacao-basica>. Acesso em: 22 set. 2015.
BRASIL. CAPES/MEC. História e missão. 2008b. Disponível em:
BRASIL. CAPES/MEC. Documentos. 2014. Disponível em:
BRASIL. CAPES/MEC. Programa de Residência Pedagógica. 2020. Disponível em:
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra 1996.
LINS, Romulo Campos. A diferença como oportunidade para aprender. In: XIV ENDIPE, 2008, Porto Alegre. Trajetórias e processos de ensinar e aprender: sujeitos, currículos e culturas. Porto Alegre: EdiPUCRS, v. 3. p. 530-550, 2008. Disponível em:
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Análise da conversação. 5. ed. São Paulo: Ática, 2003. 94 p. (Princípios).
MOROZ, Melania; GIANFALDONI, Mônica Helena Tieppo Alves. O Processo de Pesquisa: Iniciação. 2. ed. Brasília: Liber Livro Editora, 2006. 124 p. (Pesquisa, v.2).
MIZUKAMI, Maria das Graças Nicoletti. Aprendizagem da docência: conhecimento específico, contextos e práticas pedagógicas. IN: NACARATO, Adair Mendes; PAIVA, Maria Auxiliadora Vilela. A Formação do Professor que Ensina Matemática: Perspectiva e Pesquisa. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. 213-231 pp.
ROSA, Maria Virgínia de Figueiredo Pereira de Couto; ARNOLDI, Marlene Aparecida Gonzalez Colombo. A entrevista na pesquisa qualitativa: mecanismo para validação dos resultados. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.
ROMÃO, F. e PAIXÃO, F. Espaço escolar de formação docente como um conceito em desenvolvimento: características e apontamentos iniciais. In: Congresso Pedagogía 2019 Encuentro internacional por la unidad de los educadores. La Habana, Cuba: Ministério da Educação da República de Cuba, 2019a. CD ROM. ISBN 978-959-18-1266-7.
Rodrigues, Márcio Urel. Potencialidades do PIBID como espaço formativo para professores de matemática no Brasil. Tese. Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Rio Claro, 2016. Disponível em:
SCOZ, Beatriz. Histórias de aprendizagem e não-aprendizagem. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. (Org.). As Relações Interpessoais na Formação de Professores. São Paulo: Loyola, 2002
SZYMANSKI, Heloisa (org). A entrevista na pesquisa em educação: a prática reflexiva. Brasília: Liber Livro, 2004.
TINTI, Douglas da Silva. PIBID: um estudo sobre suas contribuições para o processo formativo de alunos de Licenciatura em Matemática da PUC-SP. Mestrado em Educação Matemática. 2012. 148 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em:
Fontes Primárias
ALENCAR, Edna Alves de. Edna Alves de Alencar. [abr. 2016]. Entrevistador: Melquisedeque dos Anjos Alves. Araguaína, 2016. 1 arquivo .3GP (20 min.).
ALENCAR, Brunna Karoliny Duarte. Brunna Karoliny Duarte Alencar. [abr. 2016]. Entrevistador: Melquisedeque dos Anjos Alves. Araguaína, 2016. 1 arquivo .3GP (02 min.).
CAVALCANTE, Daniel Alves. Daniel Alves Cavalcante. [abr. 2016]. Entrevistador: Melquisedeque dos Anjos Alves. Araguaína, 2016. 1 arquivo .3GP (07 min.).
COSTA, Tainara da Silva. Tainara da Silva Costa. [mai. 2016]. Entrevistador: Melquisedeque dos Anjos Alves. Araguaína, 2016. 1 arquivo .3GP (08 min.).
FERREIRA, Luan Alves. Luan Alves Ferreira. [abr. 2016]. Entrevistador: Melquisedeque dos Anjos Alves. Araguaína, 2016. 1 arquivo .3GP (07 min.).
MENEZES, Jailson Resplandes de. Jailson Resplandes de Menezes. [abr. 2016]. Entrevistador: Melquisedeque dos Anjos Alves. Araguaína, 2016. 1 arquivo .3GP (05 min.).
PIRES, Janete Moreira. Janete Moreira Pires. [abr. 2016]. Entrevistador: Melquisedeque dos Anjos Alves. Araguaína, 2016. 1 arquivo .3GP (09 min.).
ROCHA, Camila Luciana Bomfim da. Camila Luciana Bomfim da Rocha. [abr. 2016]. Entrevistador: Melquisedeque dos Anjos Alves. Araguaína, 2016. 1 arquivo .3GP (10 min.).
SOUSA, Ana Claúdia Carvalho. Ana Claúdia Carvalho Sousa. [abr. 2016]. Entrevistador: Melquisedeque dos Anjos Alves. Araguaína, 2016. 1 arquivo .3GP (09 min.).
VASCONCELOS, Mariane Araujo de. Mariane Araujo de Vasconcelos. [abr. 2016]. Entrevistador: Melquisedeque dos Anjos Alves. Araguaína, 2016. 1 arquivo .3GP (15 min.).