A REABILITAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA EM UM PACIENTE COM ESCLEROSE MÚLTIPLA: RELATO DE CASO DE UMA CLÍNICA ESCOLA DO TOCANTINS – BRASIL

Palavras-chave: Esclerose Múltipla. Fisioterapia. Relato de Caso.

Resumo

A Esclerose Múltipla (EM) é uma patologia do sistema nervoso central (SNC) idiopática, auto-imune que acomete mais adulto-jovens ocasionando diversos sintomas e distúrbios neurológicos, caracterizada por uma desmielinização da bainha de mielina. Ela gera fadigas, visões turvadas, fraqueza muscular generalizada entre vários outros distúrbios. Objetivo: Verificar a eficácia da reabilitação fisioterapêutica em um adulto portador de esclerose múltipla. Metodologia: estudo de caso descritivo e retrospectivo, que buscou descrever a evolução da paciente com esclerose múltipla com os atendimentos realizados na Clínica Escola de Fisioterapia do Instituto Educacional Santa Catarina – Faculdade Guaraí. Resultados e Discussão: O presente estudo permitiu uma análise aprofundada do tratamento fisioterapêutico em uma paciente com esclerose múltipla, onde foram aplicadas 17 técnicas durante 24 consultas em 6 meses. Dentre os resultados obtidos destaca-se: aumento da amplitude de movimento, melhora do controle motor, equilíbrio, expansão pulmonar, o retorno da deambulação sem auxílio para marcha, diminuição da fadiga muscular, a volta das realizações das atividades de vida diária entre vários outros benefícios. Conclusão: A fisioterapia se mostrou eficaz e de grande auxílio aos pacientes que possuem EM, por abranger condutas neurológicas, ortopédicas e ginecológicas, tornando-se essencial para uma melhor qualidade de vida do paciente acometido.

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Biografia do Autor

Fayne Oliveira Faria, Instituto Educacional Santa Catarina/Faculdade Guaraí (IESC/FAG)

Acadêmica do curso de Bacharel em Fisioterapia do Instituto Educacional Santa Catarina – Faculdade Guaraí.

Vivian dos Santos Oliveira, Instituto Educacional Santa Catarina/Faculdade Guaraí (IESC/FAG)

Acadêmica do curso de Bacharel em Fisioterapia do Instituto Educacional Santa Catarina – Faculdade Guaraí.

Karla Camila Correia da Silva, Instituto Educacional Santa Catarina/Faculdade Guaraí (IESC/FAG)

Fisioterapeuta pela Universidade de Gurupi (UNIRG). Mestra em Bioengenharia com ênfase em Saúde Pública pela Universidade Brasil (UB). Professor Assistente do curso de Bacharel em Fisioterapia do Instituto Educacional Santa Catarina/Faculdade Guaraí (IESC/FAG).

Rogério Carvalho de Figueredo, Instituto Educacional Santa Catarina - Faculdade Guaraí (IESC/FAG)

Doutorando em Enfermagem e Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Enfermeiro pela Universidade de Gurupi (UNIRG).  Professor Adjunto do curso de Bacharel em Fisioterapia do Instituto Educacional Santa Catarina – Faculdade Guaraí (IESC/FAG).

Danilo Cavalcante Gonçalves, Instituto Educacional Santa Catarina/Faculdade Guaraí (IESC/FAG)

Fisioterapeuta pela Universidade de Gurupi (UNIRG). Mestre em Bioengenharia com ênfase em Saúde Pública Universidade Brasil (UB). Professor Assistente do curso de Bacharel em Fisioterapia do Instituto Educacional Santa Catarina – Faculdade Guaraí (IESC/FAG).

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Publicado
2022-01-28
Seção
Relatos de Experiência