A BELEZA DO ATO DE ENSINAR E APRENDER: (RE) DESCOBRINDO O SENTIDO DA EDUCAÇÃO ATRAVÉS DO PIBID EM PORTO NACIONAL (TO)

Palavras-chave: PIBID. Educação. Ensino. Professor.

Resumo

O presente trabalho irá abordar as experiências pedagógicas vivenciadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, subprojeto História da Universidade Federal do Tocantins – UFT em parceria com o Colégio Estadual Angélica Ribeiro Aranha, município de Porto Nacional. Pretende-se aqui fazer uma reflexão sobre o sentido de ser professor, buscando problematizar a valorização dada à educação no Brasil e ao educador, analisando como é ser professor na sociedade globalizada, partindo da experiência no programa. A metodologia da pesquisa está baseada na análise das aplicações e avaliação das oficinas pedagógicas realizadas, como procedimento no desenvolvimento dos conteúdos propostos no ensino de História, junto aos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Para tal, este trabalho se embasa, sobretudo, em leituras como Freire (1996), Gadotti (2003) e Bittencourt (2004), entre outros. Nesse sentido, destaca-se que programas como o PIBID são fundamentais para a formação de futuros professores, uma vez que insere o licenciando na realidade educacional, tornando clara a percepção de que é a educação o meio fundamental de transformação da realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samara Silva dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Graduanda do curso de Licenciatura em História pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. Ex-bolsista do Programa de Iniciação à Docência (PIBID), subnúcleo História-Ciências Humanas. 

Juliana Ricarte Ferraro, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo/USP, mestre em História pela Universidade Estadual de Campinas, Especializada em Restauro e Conservação de Documentação Gráfica pela Faculdade Senai de São Paulo. Graduada (licenciatura e bacharelado) em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora Adjunto III da UFT - Universidade Federal do Tocantins, no curso de História. Coordenadora do PIBID História UFT-CPN 2018-2020. 

Referências

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2004.
BRASIL, Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: ago. de 2020.
CAIMI, Flávia Eloisa. O que precisa saber um professor de História?. História & Ensino, Londrina, v. 21, n. 2, p. 105-124, jul./dez. 2015. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/23853. Acesso em: ago. de 2020.
CAPES. Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Disponível em: https://capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/pibid. Acesso em: ago. de 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar e aprender com sentido. Novo Hamburgo: Feevale, 2003.
PAVIANI, Neires Maria Soldatelli; FONTANA, Niura Maria. Oficinas pedagógicas: relato de uma experiência. Conjectura, vol. 14, n. 2, maio/ago., 2009. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/viewFile/16/15. Acesso em: ago. de 2020.
SANTANA, Rafael Machado. A prática na formação docente: reflexões resultantes do PIBID de História. Porto Nacional: Campus de Porto Nacional, 2017.
Publicado
2020-12-15
Como Citar
Silva dos Santos, S., & Ricarte Ferraro, J. (2020). A BELEZA DO ATO DE ENSINAR E APRENDER: (RE) DESCOBRINDO O SENTIDO DA EDUCAÇÃO ATRAVÉS DO PIBID EM PORTO NACIONAL (TO). Revista Extensão, 4(3), 10-18. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/4121
Seção
Artigos