ENSINO DE GEOGRAFIA COM USO DE MAPAS SOBRE O COTIDIANO DOS ALUNOS: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID
Resumo
Debater sobre a importância do uso de mapas relacionados ao cotidiano dos alunos, nas aulas de Geografia é objetivo desse artigo. Como necessidade especifica do propósito adotado, foi elaborado e impresso um mapa contendo elementos dessa cotidianidade, e realizada aula experimental com uso desse material didático. Relacionar as experiências concretas é primordial para desenvolver o processo de alfabetização cartográfica e formação de consciência espacial. A proposta surgiu no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, a partir de observações sobre dificuldades dos alunos em conteúdos de geografia quanto ao uso e interpretação de mapas. Na metodologia operacional utilizada consta os procedimentos adotados na realização da pesquisa; os processos empregados para produção do mapa e da realização da aula. Com o uso de mapas relacionados ao cotidiano nas aulas de geografia, percebemos uma boa interação e participação dos estudantes.
Downloads
Referências
CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Caderno Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 228, maio/ago. 2005.
CALLAI, Helena Copeti. A geografia e a escola: muda a geografia Muda o ensino? Terra Livre, São Paulo, n.16, p 135-152, 1ºsemestre/2001.
CASTROGIOVANI, Antônio Carlos. Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.
CAVALCANTI, Lana de Sousa. Geografia, escola e construção de conhecimentos. São Paulo: Papirus, 2010.
CASTELLAR, Sonia Vanzella. O letramento cartográfico e a formação docente: o ensino de geografia nas séries iniciais, 2003. 9º Encuentro de Geógrafos de América Latina. Disponível em:
FREIRE, Paulo. A Educação na Cidade. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001a.
KAERCHER, N. A. O gato comeu a Geografia crítica? Alguns obstáculos a superar no ensino-apendizagem de Geografia. In: PONTUSCHKA, N. N; OLIVEIRA, A. U. de. (Orgs.) Geografia em perspectiva: ensino e pesquisa. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2009. p. 221-231.
IBGE (Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística). Bases e referenciais - bases cartográficas 2019. Disponível em:
QGIS Development Team, 2019. QGIS Geographic Information System. Open Source Geospatial Foundation Project. Disponível em: