OS JOGOS HEURÍSTICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavras-chave: Brincadeiras. Crianças Pequenas. Aprendizagem.

Resumo

Este artigo apresenta o resultado das experiências construídas com o projeto pedagógico: “o brincar heurístico e suas contribuições para o desenvolvimento infantil”, desenvolvido em um centro municipal de educação infantil, no município de Miracema, Tocantins. O jogo heurístico é baseado na livre exploração de materiais não estruturados e na autonomia da criança em espaços educativos previamente planejados e organizados por adultos. O estudo com abordagem qualitativa utilizou como referencial teórico os trabalhos de: Majem; Òdena (2010) e Goldschmied; Jackson (2006). Constatamos que os jogos heurísticos trazem uma metodologia inovadora para as práticas pedagógicas na educação infantil: as crianças, em interação entre elas e com os materiais disponíveis, exploram, descobrem, inventam, criam e aprendem. A possibilidade de trabalhar diretamente com as crianças pequenas na unidade de educação infantil trouxe contribuições significativas para a formação docente. 

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Biografia do Autor

Denise da Silva Andrade , Universidade Federal do Tocantins

Estudande do Curso de Graduação em Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Câmpus Miracema.

Lorraine Rocha Pereira, Universidade Federal do Tocantins

Estudante do Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Câmpus Miracema. 

Tatiana Andrade dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Estudante do Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Câmpus Miracema. 

Cleidivânia Alves de Souza, Secretaria Municipal de Educação de Miracema do Tocantins

Supervisora PIBID. Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins. Professora da Rede Municipal de Ensino de Miracema do Tocantins. 

Viviane Drumond, Universidade Federal do Tocantins

Coordenadora PIBID. Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal do Tocantins, Câmpus Miracema. Curso de Pedagogia. 

Referências

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Publicado
2021-03-31
Seção
Artigos