ATRAVESSAMENTOS INTERDISCIPLINARES NAS NARRATIVAS DISCENTES DA PEDAGOGIA/UFT/PALMAS

Palavras-chave: PIBID. Ambiente escolar. Experiência docente.

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise sobre a interdisciplinaridade através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - (PIBID) da Universidade Federal do Tocantins-Campus Palmas. Esta pesquisa tem a intenção de indagar as bolsistas veteranas com o intuito de analisar suas práticas durante o desenvolvimento dos subprojetos realizados no programa nos períodos de 2016 e 2018 abordando experiências adquiridas. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi realizada de forma bibliográfica, documental, qualitativa e estudo de caso por meio de entrevista com três bolsistas veteranas. Com a pesquisa chegamos a um resultado em que as bolsistas se aproximaram dos fundamentos teóricos dos autores citados abordando a interdisciplinaridade, como também, chegamos a uma conclusão que os subprojetos desenvolvidos pelas bolsistas foram considerados interdisciplinares de acordo com teorias dos autores citados na pesquisa. A pesquisa nos trouxe vários aspectos favoráveis aprofundando os nossos objetivos e dispondo das narrativas das bolsistas sobre a interdisciplinaridade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gleiciele Pereira da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Egressa do Curso de Pedagogia/UFT/Palmas. Bolsista 2016/2017. 

Denise Aquino Alves Martins, Universidade Federal do Tocantins

Coordenadora do Pibid do Curso de Pedagogia/UFT-Palmas (2015/2019). 

Eduardo José Cezari, Universidade Federal do Tocantins

Docente do Curso de Pedagogia/UFT-Palmas. Vice-Diretor do Câmpus de Palmas. 

Referências

BARBOSA, Derly. A competência do educador popular e a interdisciplinaridade do conhecimento. In: FAZENDA, Ivani. Práticas interdisciplinares na escola. Ivani Catarina Arantes Fazenda, coordenadora-8. ed. São Paulo: Cortez, 2001. P. 65 – 77.

BRASIL, lei n° 12.796, de 4 de abril de 2013. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12796.htm. Acesso em: 07 fev. 2018.

CARVALHO, Isabel. C. M. Em direção ao mundo da vida: interdisciplinaridade e educação ambiental / Conceitos para se fazer educação ambiental / Isabel Cristina de Moura Carvalho. — Brasília: IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas, 1998. 101f. il. ; 30 cm. - (Cadernos de educação ambiental; 2). Disponível em: http://rived.mec.gov.br/atividades/biologia/externos/docs/SMA/edamb.pdf. Acesso em: 10 jan. 2018.

CIOPPO, Marisa e FELDMANN, Marina Graziela. A busca da interdisciplinaridade e competência nas disciplinas dos cursos de Pedagogia. In: FAZENDA, Ivani. Práticas interdisciplinares na escola / Ivani Catarina Arantes Fazenda, coordenadora-8. ed. São Paulo: Cortez, 2001. P. 91 -102.

FAZENDA, Ivani. Interdisciplinaridade: definição, projeto, pesquisa. In: FAZENDA, Ivani. Práticas interdisciplinares na escola/ Ivani Catarina Arantes Fazenda, coordenadora-8. ed. São Paulo: Cortez, 2001. P. 15 – 18.

FAZENDA, Ivani. Interdisciplinaridade: História, teoria e pesquisa/ Ivani C. Arantes Fazenda. – Campinas, SP: Papirus, 1994. – Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico). Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=lESxUJsjE9YC&oi=fnd&pg=PA9&dq=surgimento+interdisciplinaridade&ots=-9rYw8anlD&sig=OrVWKSJ1F5kQ9dm9yAyj6cxsvSE#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 08 mar. 2018.

FAZENDA, Ivani. Interdisciplinaridade: Um projeto em parceria. Edição Loyola, Coleção Educar, São Paulo, Brasil, 1991.

FERREIRA, Sandra. Introduzindo a noção de interdisciplinaridade. In: FAZENDA, Ivani. Práticas interdisciplinares na escola / Ivani Catarina Arantes Fazenda, coordenadora-8. ed. São Paulo: Cortez, 2001. P. 33 – 35.

FORTES, Clarisse. Interdisciplinaridade: Origem, Conceito e Valor, UFSM. Santa Maria, 2012. Disponível em: http://www.pos.ajes.edu.br/arquivos/referencial_20120517101727.pdf Acesso em: 11 mar. 2018.

GIL, Antônio. Métodos e técnicas de pesquisa social. Antonio Carlos Gil. – 6. Ed. – São Paulo: Atlas, 2008. Disponível em: file:///C:/Users/Gleice/Desktop/TCC/gil-pesquisa-social.pdf. Acesso em: 19 mar. 2018.

GIL, Antônio. Como elaborar projetos de pesquisa / Antônio Carlos Gil. – 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B9wCv7lJkiH_WmQ5Wm11MXpHOEk/view. Acesso em: 19 mar. 2018.

KLEIN, Julie. Ensino Interdisciplinar: Didática e Teoria. In: FAZENDA, Ivani. Didática e interdisciplinaridade / Ivani Catarina Arantes Fazenda. Campinas, (Coleção Práxis), SP: Papirus, 1998. P. 109 – 132.

LENOIR, Yves. Didática e interdisciplinaridade: Uma complementaridade necessária e incontornável. In: FAZENDA, Ivani. Didática e interdisciplinaridade / Ivani 51 Catarina Arantes Fazenda. Campinas, (Coleção Práxis), SP: Papirus, 1998. P. 45 – 76.

PRODANOV, Cleber; FREITAS, Ernani. Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico / Cleber Cristiano Prodanov, Ernani Cesar de Freitas. – 2 ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B67qzHzhRv70RzQzN25VTVVuLW8/view. Acesso em: 19 mar. 2018.

MARCONI, Marina; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos e metodologia científica / Marina de Andrade Marconi, Eva Maria Lakatos. – 5. Ed. – São Paulo: Atlas, 2003. Disponível em: https://docente.ifrn.edu.br/olivianeta/disciplinas/copy_of_historia-i/historia-ii/china-e-india. Acesso em: 19 mar. 2018.

SILVA, Gleiciele Pereira da. AÇÕES E EXPERIÊNCIAS PIBIDIANAS PERPASSANDO A INTERDISCIPLINARIDADE: NARRATIVAS DISCENTES DA PEDAGOGIA UFT/PALMAS. TCC, Pedagogia, UFT, 2018.

SILVEIRA, Denise; CÓRDOVA, Fernanda. A pesquisa científica. In: GERHARDT, Tatiana; SILVEIRA, Denise. Métodos de pesquisa / Tatiana Engel Gerhardt, Denise Tolfo Silveira. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. P. 31 – 42. Disponível em: http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf. Acesso em: 19 mar. 2018.

TAVARES, Dirce. Aspecto da história deste livro. In: FAZENDA, Ivani. Práticas interdisciplinares na escola / Ivani Catarina Arantes Fazenda, coordenadora-8. ed. São Paulo: Cortez, 2001. P. 27 – 31.

Publicado
2021-03-31
Seção
Artigos