AS PRODUÇÕES DOS JOVENS DO FORA DA SALA DE AULA: UMA ANÁLISE QUANTI-QUALITATIVA À LUZ DA PEDAGOGIA DA HOSPITALIDADE

Palavras-chave: Produção de Conhecimento. Juventudes. Educação Não Escolar. Pedagogia Social. Pedagogia da Hospitalidade.

Resumo

Este presente artigo analisa as produções dos jovens integrantes do Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão Fora da Sala de Aula, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em São Gonçalo/RJ à luz da Pedagogia da Hospitalidade. Para esta finalidade, apresenta uma contextualização inicial sobre o campo do saber da Pedagogia Social como alicerce teórico para práticas educativas desenvolvidas em espaços não escolares, socializa as ações realizadas no bojo do referido grupo (projeto de extensão, projeto de iniciação científica e projeto de pesquisa strictu sensu) e, ainda, problematiza os dados coletados na pesquisa quanti-qualitativa (cf.: Souza; Kerbauy, 2017) por meio dos pressupostos da Pedagogia da Hospitalidade (cf. Baptista, 2012); em seguida, apresenta um levantamento das produções destes jovens refletidas pela análise de conteúdo (cf. Bardin, 2011; Franco, 2012), dentro de cinco categorias estabelecidas à priori: apresentações de trabalhos em eventos; publicações em anais dos eventos; publicações em periódicos; publicações em livros e organização de livros. Os resultados obtidos desta pesquisa foram discutidos com base nos conceitos que estruturam a ética da hospitalidade e revelaram a necessidade do fortalecimento de ações de amparo, cuidado e orientação a fim de que os jovens se percebam como produtores de conhecimento científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio Bernardino Sirino, Universidade Castelo Branco

Professor da Universidade Castelo Branco (UCB); Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ).

Arthur Vianna Ferreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professor efetivo do PPGEdu (Programa de Pós-Graduação em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais) da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP). Professor Adjunto do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP). Doutor em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP - 2011).

Referências

BAPTISTA, Isabel. Ética e Educação Social – interpelações de contemporaneidade. Revista Interuniversitaria. Sevilla, n. 19, p. 37-40, 2012.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Resolução CNE 2/2015 do Conselho Nacional de Educação. Diário Oficial da União, Brasília,1 de julho de 2015.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CP 1/2006 do Conselho Nacional de Educação Conselho Pleno. Diário Oficial da União, Brasília, 16 de maio de 2006.

FERREIRA, Arthur Vianna; LOPES, Lucas Salgueiro; DIAS, Thiago Simão. Fora da Sala de Aula: formação docente e pesquisas sobre pobreza e educação. Rio de Janeiro: Autografia, 2019.

FERREIRA, Arthur Vianna; SIRINO, Marcio Bernardino; MOTA, Patricia Flavia. Estudo sobre docência ampliada nos processos de ensino-aprendizagem brasileiros. Revista Caminhos da Educação: diálogos, culturas e diversidades. CAEDU/UFPI. Teresina, Brasil, v. 1, n. 1, p. 174-193, janeiro/abril de 2019.

FRANCO, Maria Laura P. B. Análise de conteúdo. Brasília: Liber Livro, 2012.

SILVA, Roberto da. Visão e concepções necessárias a Teoria Geral da Educação Social. IN: _____; SOUZA NETO, João Clemente; MOURA, Rogério. (Orgs.) Pedagogia Social. São Paulo: Expressão e Arte Editora, 2011.

SIRINO, Marcio Bernardino; FERREIRA, Arthur Vianna. Fora da Sala de Aula: discussões educativas no espaço coletivo extensionista universitário – em busca de uma Educação Integral. Revista Eletrônica Saberes Múltiplos, v. 4, p. 115-124, dezembro, 2016.

SIRINO, Marcio Bernardino; FERREIRA, Arthur Vianna; MOTA, Patricia Flavia. A autonomia, a convivência e a hospitalidade como formas de construção de práticas socioeducativas na Educação Integral e(m) Tempo Integral. In. FERREIRA, Arthur Vianna; SIRINO, Marcio Bernardino; MOTA, Patricia Flavia. (Orgs.). Pedagogia social e educação integral: campos educacionais em construção no Brasil. São Paulo: Pimenta Cultural, 2018.

SOUZA NETO, João Clemente. Pedagogia Social e as Políticas sociais no Brasil. In: IN: SILVA, Roberto da; _____; MOURA, Rogério. (Orgs.) Pedagogia Social. São Paulo: Expressão e Arte Editora, 2009.

SOUZA, Kellcia Rezende; KERBAUY, Maria Teresa Miceli. Abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotomia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 31, n. 61, p. 21-44, jan./abr. 2017.

Publicado
2020-10-15
Como Citar
Bernardino Sirino, M., & Vianna Ferreira, A. (2020). AS PRODUÇÕES DOS JOVENS DO FORA DA SALA DE AULA: UMA ANÁLISE QUANTI-QUALITATIVA À LUZ DA PEDAGOGIA DA HOSPITALIDADE. Revista Extensão, 4(2), 47-59. Recuperado de https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/2589
Seção
Artigos