AS PRODUÇÕES DOS JOVENS DO FORA DA SALA DE AULA: UMA ANÁLISE QUANTI-QUALITATIVA À LUZ DA PEDAGOGIA DA HOSPITALIDADE

Palavras-chave: Produção de Conhecimento. Juventudes. Educação Não Escolar. Pedagogia Social. Pedagogia da Hospitalidade.

Resumo

Este presente artigo analisa as produções dos jovens integrantes do Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão Fora da Sala de Aula, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em São Gonçalo/RJ à luz da Pedagogia da Hospitalidade. Para esta finalidade, apresenta uma contextualização inicial sobre o campo do saber da Pedagogia Social como alicerce teórico para práticas educativas desenvolvidas em espaços não escolares, socializa as ações realizadas no bojo do referido grupo (projeto de extensão, projeto de iniciação científica e projeto de pesquisa strictu sensu) e, ainda, problematiza os dados coletados na pesquisa quanti-qualitativa (cf.: Souza; Kerbauy, 2017) por meio dos pressupostos da Pedagogia da Hospitalidade (cf. Baptista, 2012); em seguida, apresenta um levantamento das produções destes jovens refletidas pela análise de conteúdo (cf. Bardin, 2011; Franco, 2012), dentro de cinco categorias estabelecidas à priori: apresentações de trabalhos em eventos; publicações em anais dos eventos; publicações em periódicos; publicações em livros e organização de livros. Os resultados obtidos desta pesquisa foram discutidos com base nos conceitos que estruturam a ética da hospitalidade e revelaram a necessidade do fortalecimento de ações de amparo, cuidado e orientação a fim de que os jovens se percebam como produtores de conhecimento científico.

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Biografia do Autor

Marcio Bernardino Sirino, Universidade Castelo Branco

Professor da Universidade Castelo Branco (UCB); Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ).

Arthur Vianna Ferreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professor efetivo do PPGEdu (Programa de Pós-Graduação em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais) da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP). Professor Adjunto do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP). Doutor em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP - 2011).

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Publicado
2020-10-15
Seção
Artigos