GESTÃO ESTRATÉGICA: UMA ANÁLISE DO PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE DE SITIO NOVO DO TOCANTINS

  • Paulo César Duarte Farias Secretaria Municipal de Saúde de Sítio Novo do Tocantins
  • Rafaela Silva Brito Unitins
Palavras-chave: Gestão da Saúde. Planejamento Estratégico. Organizações Governamentais.

Resumo

Este estudo nos possibilitou compreender a importância do planejamento estratégico na gestão da saúde. Desta forma, problematizamos nesta pesquisa: Qual a contribuição da implantação do planejamento estratégico na Secretaria de Saúde do município de Sitio Novo do Tocantins?  Assim, teve como objetivo geral analisar o plano municipal de saúde de Sítio Novo do Tocantins, e especificamente, refletir sobre as contribuições da implantação do referido plano na qualificação do Sistema Único de Saúde; Identificar as políticas públicas na área da saúde determinantes para organização, estruturação e implementação de programas e projetos na Secretaria Municipal de Saúde de Sitio Novo Tocantins. Os resultados da pesquisa indicam que a gestão da Secretária Municipal de Saúde implantou o planejamento estratégico a médio e a longo prazo, diagnosticando a realidade municipal, relatando problemas a serem enfrentados. Outro fator é o fortalecimento do Conselho Municipal de Saúde, fundamental na garantia de participação da população na fiscalização dos trabalhos da gestão através do controle social. Conclui-se que um dos mais significativos avanços na organização é o crescente reconhecimento da importância do planejamento e seus instrumentos para a gestão da saúde. Nesse contexto, é exigido dos gestores do setor um contínuo empenho em planejar, acompanhar e avaliar as ações e serviços de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo César Duarte Farias, Secretaria Municipal de Saúde de Sítio Novo do Tocantins

Graduando do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

Rafaela Silva Brito, Unitins

Mestra em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e Docente do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

Referências

BATEMAN, Thomas S. SCOTT A. Snell, Administração: construindo vantagem competitiva. São Paulo. Atlas, 1998.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração: na administração das organizações. Edição Compacta. 3° Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

FARIAS, Maria das Dores Abreu. Plano Municipal de Saúde 2018-2021, 1. ed. Sitio Novo do Tocantins: Secretária Municipal de Saúde, 2017.

KOTLER, Philip. Administração de marketing: a edição do novo milênio. Trad. Bazán Tecnologia e Linguística. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à administração. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

OLIVEIRA, D.P.R. de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 22. Ed. São Paulo: Atlas, 2006.

OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, Vozes, 2007.

SILVA, Hilton Haddad; TENCA, Evandro César; SCHENINI, Paulo Henrique; FERNANDES, Sandra. Planejamento Estratégico de Marketing. Rio de Janeiro: FGV, 2004.

SANTOS, L. A. A. Planejamento e gestão estratégica nas empresas. 5ª edição. SP. Atlas, 1992. P. 13-4, 50.

Publicado
2020-10-15
Seção
Artigos