A ARTICULAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO CENTRO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL NA REGIÃO METROPOLITANA DE PALMAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Fernando Silva Lima Instituto Federal do Maranhão
  • Hamistenie Rossana Pinto de Sousa Soares Borges Universidade Federal do Tocantins
  • Jailane Janaina Delmaschio Alves Universidade Federal do Tocantins
  • Saionara Gomes Rodrigues Universidade Federal do Tocantins
  • João Aparecido Bazzoli Universidade Federal do Tocantins
  • Waldecy Rodrigues Universidade Federal do Tocantins
Palavras-chave: Centro de Desenvolvimento Regional. Agenda 2030. Projeto de Extensão.

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar a experiência durante a articulação e implementação do Centro de Desenvolvimento Regional na região metropolitana de Palmas-TO na perspectiva da Agenda 2030. A atividade consistiu principalmente na articulação e mobilização de vários atores sociais e na apresentação do projeto. Posteriormente, os participantes foram consultados sobre as demandas da região. O projeto é considerado relevante, pois houve o envolvimento dos principais líderes regionais que estavam interessados ​​e empolgados com a proposta apresentada durante o fórum.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Silva Lima, Instituto Federal do Maranhão

Bacharel em Ciências Contábeis. Especialista em auditoria na administração pública. Mestre em Desenvolvimento Regional. Doutorando em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão.

Hamistenie Rossana Pinto de Sousa Soares Borges, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Arquitetura e Urbanismo. Especialista em Gestão de Obras e Projetos. Mestranda em Desenvolvimento Regional pela UFT. Atualmente é arquiteta e urbanista da Universidade Federal do Tocantins.

Jailane Janaina Delmaschio Alves , Universidade Federal do Tocantins

Bacharel em Ciências Econômicas. Mestranda em Desenvolvimento Regional pela UFT.

Saionara Gomes Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Administração de Empresas. Especialista em Auditoria e Perícia Contábil. Mestranda em Desenvolvimento Regional pela UFT. Atualmente é Administradora da Universidade Federal do Tocantins.

João Aparecido Bazzoli, Universidade Federal do Tocantins

Graduação em Ciências Econômicas e em Ciências Jurídicas e Sociais. Mestre em Ciências do Ambiente. Doutorado em Geografia. Pós-doutorado em Planejamento Urbano e Regional. Atualmente é professor na Universidade Federal do Tocantins (UFT) do Curso de Direito. Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR/UFT). Coordenador do (GT-Cidades) no Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais (IPDMS). Membro do Núcleo de Estudos Urbanos e das Cidades (Neucidades/UFT). Coordenador Regional (Norte) do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU). Membro da Comissão Especial de Planejamento Urbano e Ambiental (CEPUA) do CAU/TO. Coordenador do Laboratório de Cidades (UFT).

Waldecy Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins

Graduação em Ciências Econômicas. Mestre em Economia. Doutorado em Estudos Comparados de Desenvolvimento. Pós-Doutorado em Economia. Atualmente é Professor do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins. Coordenador Adjunto de Programas Profissionais da Área de Planejamento Urbano e Regional no Brasil. Bolsista de Produtividade em Pesquisa da Área de Planejamento Urbano e Regional. 

Referências

AMARAL FILHO, J. A endogeneização no desenvolvimento econômico regional e local. Planejamento e Políticas Públicas. n. 23, p. 261-286, jun. 2001.

ÁVILA et al. A Experiência De Um Conselho Regional De Desenvolvimento – Corede – No Estado Do Rio Grande Do Sul. Revista: HOLOS, Ano 29, Vol 2. (2013). Disponível em <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1295/664>. Acesso em 20 de outubro de 2019.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa de 988. Brasília, DF: Presidência da República [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 16 de maio de 2019.

CÂNDIDO, G. A; MARTINS; M. de F; BARBOSA; e A. de P. A. Centro de Desenvolvimento Regional (CDR): uma aplicação na região polarizada pelo município de Campina Grande (PB). Parc. Estrat. • Brasília-DF, v. 22, n. 45, p. 39-58, jul-dez, 2017. Disponível em <http://seer.cgee.org.br/index.php/parcerias_estrategicas/article/viewFile/863/789>. Acesso em 16 de maio de 2019.

CENTRO de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). Guia para o lançamento das experiências piloto de Centros de Desenvolvimento Regional. Organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Brasília, 2017. Disponível em <https://www.cgee.org.br/documents/10195/734063/guia_cdr.pdf>. Acesso em 20 de maio de 2019.

KEPNER, C. H; TREGEO, B. B. O administrador racial. São Paulo: Altas, 1981.

PLATAFORMA Agenda 2030. Disponível em < http://www.agenda2030.com.br/>. Acesso em 02 de junho de 2019.

PNUD. Transformando Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Disponível em < https://www.undp.org/content/dam/brazil/docs/agenda2030/undp-br-Agenda2030-completo-pt-br-2016.pdf>. Acesso em 29 de abril de 2019.

SCHUMPETER, J.A. Teoria do desenvolvimento econômico. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1961.

SEM, A.K. El desarrollo como libertad. Gaceta Ecológica, n. 55, 2000.

TOCANTINS, LEI COMPLEMENTAR Nº 90, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2013. Publicada no Diário Oficial nº 4.042. Institui a Região Metropolitana de Palmas, e adota outras providências.

Publicado
2019-12-13