A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO NÚCLEO TOCANTINENSE DE ARQUEOLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINS

  • Antonia Custódia Pedreira Universidade Estadual do Tocantins - Unitins
Palavras-chave: Patrimônio Cultural. Conhecimento Educativo. Preservação Patrimonial.

Resumo

A extensão universitária executada pelo Núcleo Tocantinense de Arqueologia da Universidade Estadual do Tocantins - Nuta/Unitins disponibiliza ao público, conhecimentos e técnicas por meio das metodologias de educação patrimonial, ofertando atividades socializadoras e educativas. A grande procura anual, pelo elevado número de escolas e instituições de ensino superior que buscam as ações educativas executadas pelo Nuta, demostra que o trabalho desenvolvido, no sentido de popularizar o saber sobre o patrimônio arqueológico, paleontológico, histórico e cultural do Tocantins, passou a ser considerado, como importante e necessário. Consequentemente, por ser um meio de promover o conhecimento e a sensibilização das pessoas no processo de preservação dos bens patrimoniais culturais e históricos do estado, independentemente da sua classificação ou da abordagem estanque do que se denomina como patrimônio material e/ou imaterial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonia Custódia Pedreira, Universidade Estadual do Tocantins - Unitins

Graduada em Geografia, Mestre em Gestão do Patrimônio Histórico Cultural – Arqueologia, Doutora em Ciências da Educação. Professora e Curadora do Núcleo Tocantinense de Arqueologia da Unitins.

Referências

ALAGOAS, Secretaria de Estado da Cultura. Disponível em: . Acesso em 18 de julho de 2019.

BARRETO, Euder Arrais et. al. Patrimônio Cultural & Educação: artigos e resultados. Goiânia: UFG, 2008.

HORTA, Maria de Lourdes Parreiras; MONTEIRO, Adriane Queiroz; GRUMBERG, Evelina. Guia Básico de Educação Patrimonial. Brasília: IPHAN, 1999.

IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Disponível em . Acesso em 18 de julho de 2019.

IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Educação Patrimonial. Disponível em < https://educacaopatrimonial.wordpress.com/about/> Acesso em 18 de julho de 2019.

PEDREIRA, Antônia Custódia (org.). As diferentes faces e interfaces do patrimônio: registros para preservação e memória. Palmas: Editora UNITINS, 2013. Catálogo de Imagens.
Publicado
2019-10-01
Seção
Artigos